Prefeitura de Seropédica vai inaugurar no próximo dia 3 a Rede Cegonha municipal

0
325

A partir do dia 03 de Novembro, as gestantes do município de Seropédica ganharão mais um equipamento para acompanharem a sua gestação.

A Rede Cegonha é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) e propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto.

O projeto propõe trazer maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, além de garantir a realização de todos os exames necessários e a vinculação da gestante à maternidade de referência para o parto.

Além disso, com a Rede Cegonha, os profissionais de saúde terão um treinamento ainda mais intensificado para acolher a gestante e a criança e atendê-la da melhor maneira possível, sempre com muita segurança e humanização.

Objetivos

* Realização de pré-natal (de risco habitual e de alto risco) com captação precoce da gestante, com realização dos exames preconizados e com acesso aos resultados destes em tempo oportuno;

* Acolhimento às intercorrências na gestação;

* Prevenção e tratamento das DST/HIV/Aids e Hepatites;

* Suficiência de leitos obstétricos e neonatais (UTI, UCI e Canguru);

* Práticas de atenção à saúde baseada em evidências científicas;

* Acompanhamento da puérpera e da criança na atenção básica com visita domiciliar na primeira semana após a realização do parto e nascimento, bem como a busca ativa de crianças vulneráveis;

* Orientação e oferta de métodos contraceptivos;

* Promoção do acesso ao transporte seguro nas situações de urgência para as gestantes, as puérperas e os recém-nascidos de alto risco;

* Implantação e/ou implementação da regulação de leitos obstétricos e neonatais, assim como a regulação de urgências e a regulação ambulatorial (consultas e exames), entre outras.
 
A Rede Cegonha é uma rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério.

A inauguração desse lindo projeto acontecerá no dia 03 de Novembro, terça-feira, às 10h, na Maternidade Municipal de Seropédica.