Foi realizado nesta quarta-feira (15), palestra sobre a importância do aleitamento materno, no Posto de Saúde, Sebastião José S. Filho, na Rua Rita Batista no Bairro Campo Lindo.

A Palestrante Sol de Almeida, falou para as mamães, da importância da amamentação e dos cuidados com a higiene dos seios: “O leite humano tem propriedades que a indústria hoje, com toda a tecnologia mundial, ainda não consegue reproduzir, principalmente na parte imunológica. Além disso, estudos mostram que o leite materno estimula o desenvolvimento cerebral no primeiro ano de vida”.

Dando continuidade na Palestra a Sra. Sol de Almeida, que é Enfermeira e Chefe do Posto de Saúde, enumerou uma série de vantagens que o aleitamento materno faz a seus filhos. Houve um pequeno debate de perguntas e sugestões, que foram esclarecidas.

Estiveram presentes no evento o Vice-prefeito Amaurildo e os Vereadores Bruno do Depósito, e Rogerio Morcego. No final da palestra foi servido um suculento Bolo para todos os presentes.

Amamentar seu filho só faz bem!
1. Fácil de ser digerido, o leite materno provoca menos cólicas nos bebês.
2. Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade e intolerância ao glúten.

3. Contém uma molécula chamada PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos.

4. O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas.
5. Previne a anemia.

6. A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê.
7. O ômega 3, presente no leite materno, ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida.
8. Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia.
9. Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.
10. Amamentar reduz o risco de a mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para aquela que teve diabetes gestacional
11. A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia (mas dá uma fome…).
12. É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais.
13. Está sempre pronto para ser transportado e ingerido (não precisa nem aquecer).
14. Protege a mãe contra doenças cardiovasculares no futuro.
15. Bebês que mamam exclusivamente no peito até os seis meses têm menos risco de desenvolver asma e artrite reumatoide e recebem uma proteína que combate vírus e bactérias do trato gastrointestinal.
16. Além de todos esses, é durante a amamentação, naquele momento só seu e dele, a cada trocar de olhar, que o vínculo vai se formando para sempre! Aproveite!