A Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, estará realizando neste domingo, 4 de fevereiro, das 8:00 as 12:00 horas, na Praça Nildo Romano, centro do município, campanha para conscientizar a população sobre a hanseníase. Objetivo é evitar preconceitos, estimular o diagnóstico precoce e promover o tratamento. A Campanha ocorre no período em que é comemorado o Dia do Hanseniano e o Dia Mundial de Combate à Hanseníase.

Nosso objetivo é divulgar os sintomas e as formas de prevenção à doença, no intuito de fazer com que pessoas com suspeita de Hanseníase venham se tratar, além de evitarmos o surgimento de novos casos. Os agentes comunitários de saúde estarão presentes e farão esclarecimentos a comunidade.” Destaca a Subsecretária de Saúde, Sirlei Tagiba.

Hanseníase tem cura

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Não é hereditária. A transmissão se dá entre pessoas. Uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar – MB), estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim transmiti-lo para outras pessoas suscetíveis.

O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem porque a maioria tem capacidade de se defender contra o bacilo. O contato direto e prolongado com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, aumenta a chance da pessoa se infectar. A sua evolução apresenta múltiplas manifestações clínicas e se exterioriza, principalmente por lesões dos nervos periféricos e lesões cutâneas. Assim que a pessoa doente começa o tratamento deixa de transmitir a doença.

Faça o seu comentário