A Prefeitura Municipal de Seropédica inicia, a partir de 1º de agosto, ações de incentivo ao aleitamento materno. Até o dia 7 serão fixadas faixas e cartazes em todas as unidades de saúde da rede municipal. A Semana do Aleitamento Materno segue as diretrizes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e também da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA). O tema de 2013 do MS e da SBP é: Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você. Já o da WABA é: Aconselhamento em amamentação: perto das mães.

Criada em 1992, a Semana Mundial da Amamentação é realizada em mais de 120 países, desenvolvendo a cada ano um tema diferente. Em 2013, será reforçada a importância do apoio contínuo de aconselhamento para manter a amamentação nos primeiros meses de vida da criança, tanto do ponto de vista da própria família, como também dos sistemas de saúde pública, líderes comunitários e mesmo dos amigos da rede de relações das mães.

O secretário de Saúde e Defesa Civil, Marcus Baroni falou da importância do aleitamento materno na vida da criança. “Nossas Estratégias de Saúde da Família junto com as Coordenações de Saúde da Mulher e Coordenação de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) estarão realizando durante o mês de agosto ações de incentivo ao aleitamento materno”, enfatizou.

Marcus Baroni destaca que o leite materno é comprovadamente o melhor e mais completo alimento para o bebê, pois possui todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento para o lactente, por isso se recomenda que todo bebê seja amamentado exclusivamente no peito até os seis meses de vida, e depois continue amamentando até os dois anos de idade, introduzindo novos alimentos.

 

Benefícios do Aleitamento Materno – O leite materno é um alimento completo. Isto significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite).

Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. É bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.

Benefícios para o bebê – O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele.

Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

Benefícios para a mãe – Reduz o peso mais rapidamente após o parto. Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto.

Reduz o risco de diabetes e também o risco de câncer de mama e de ovário.

 

Imagem inline 1

 

Faça o seu comentário