Bairro São Miguel conta com a Estratégia de Saúde da Família (ESF)

 O município de Seropédica conta com postos de saúde funcionando em todos os bairros, além do Pré-Hospitalar Dr.º José Bueno Lopes, que fica no centro da cidade, da Clínica da Família do Vasquinho e do Cemes (Centro de Especialidades Médicas de Seropédica), ambos no bairro Campo Lindo.

Todos os postos de saúde localizados nos bairros de Seropédica participam da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que surgiu em 1994 como uma iniciativa do Ministério da Saúde para a implantação da atenção primária em saúde e a busca de mudanças no modelo assistencial vigente no país na época em questão. Com a implantação da ESF o foco deixou de ser os hospitais e se concentrou na promoção de saúde, prevenção de doenças e cuidado às doenças crônicas baseado no território de atuação de cada UBS (Unidade Básica de Saúde).

Investir na Estratégia de Saúde da Família é atuar na prevenção. Nossos agentes de saúde percorrem diariamente os bairros da cidade e fazem um acompanhamento de saúde criterioso em cada residência, dessa maneira podemos ter conhecimento antecipado do histórico de saúde de cada cidadão, e a partir daí fazermos atendimentos preventivos, solucionando com mais agilidade e eficácia os problemas, além de evitarmos que as pessoas tenham que se deslocar até o posto de saúde, o que, consequentemente, diminui o número de pessoas que transitam pelas UBS’s diariamente”, assegura o prefeito Martinazzo.

A Prefeitura de Seropédica realiza na UBS do bairro São Miguel, por exemplo, atendimentos a pacientes com Tuberculose, Hanseníase, Diabetes e Hipertensão Arterial, além de atendimento odontológico de terça à sexta-feira e fisioterapia as terças e quintas-feiras. No caso de pacientes com dificuldades de locomoção são realizados atendimentos domiciliares, seja em relação às enfermidades citadas anteriormente ou no caso de atendimento a outras doenças.

A UBS de São Miguel, assim como todas as outras, oferece um atendimento de qualidade à população, seja na própria unidade ou por meio do atendimento domiciliar. A Estratégia de Saúde da Família tem funcionado perfeitamente em Seropédica graças à boa estrutura que temos, e também à seriedade dos nossos profissionais de saúde. Além de atendimento médico a unidade de saúde também conta com um dentista e um fisioterapeuta para atender a população”, afirma o Dr.º César Cilento, secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica.

No bairro São Miguel também é disponibilizado as gestantes o atendimento Pré-Natal, além da oferta de atendimento de Puericultura após o término do período gestacional. A Puericultura antecede o encaminhamento ao Pediatra e, envolve a pesagem e a antropometria de crianças, principalmente recém-nascidas. Segundo o coordenador da UBS São Miguel, Nivaldo Ferreira, a unidade realiza uma média de 700 atendimentos por mês.

Só tenho que agradecer ao prefeito Martinazzo pelo atendimento do Posto de Saúde do bairro São Miguel, além de uma boa estrutura, os profissionais são muito atenciosos e prestativos. Ter uma unidade de saúde próxima de casa é muito importante para os moradores”, disse Jair Henrique, morador do bairro São Miguel.

DSC_0004 DSC_0001 DSC_0002 DSC_0003

Faça o seu comentário