A secretaria de Saúde e defesa Civil de Seropédica, através da Coordenação de Ações, Prevenção e Combate as Endemias, divulga o 1ºLIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti) do ano de 2018.

 A metodologia permite saber, em curto espaço de tempo, quais áreas têm alta infestação e, com isso, proporciona um direcionamento mais eficiente nas ações contra a DengueChikungunyaZika e Febre Amarela desenvolvidas por parte da SMSDC. Além disso, é possível identificar quais os tipos de criadouros preferenciais em cada estrato, visando focar atividades específicas e alertar a população através de mobilizações sociais.

O LIRAa é muito importante, porque permite descobrir como está a situação do município em uma semana, e também identifica quais os bairros mais críticos e quais depósitos predominantes das larvas do mosquito.

O Aedes Aegypti prefere para fazer sua postura e por seus ovos, dando condições de que ações preventivas sejam tomadas para diminuição dos Índices de Infestação do mosquito Aedes Aegypti e que os índices sejam mantidos em níveis toleráveis, abaixo de 3% que é o que preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da saúde”

 

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Faça o seu comentário