A Coordenação Municipal de Saúde Mental de Seropédica, sob a gestão do Dr Sergio Alarcon (Psiquiatra) e de Fabíola Espolador Ramalho (Assistente Social e Coordenadora do Caps Bicho da Seda), demonstraram extrema satisfação por  terem tido a oportunidade de oferecer aos funcionários do município de Seropédica importante capacitação através do curso “Saúde Mental, Álcool e outras drogas”, que se inspirou diretamente no Projeto “Caminhos do Cuidado”, organizado entre 2013 a 2017 em todo o Brasil pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

O curso foi administrado pela Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Isabel dos Santos (ETIS-SUS) e integra o Projeto da referida ETIS-SUS “Itinerários do saber”. O curso teve por objetivo promover a qualificação e educação permanente de profissionais do SUS, com foco na integração entre Atenção Básica e Saúde Mental no tratamento de usuários de álcool e outras drogas.

Foram encontros realizados durante todo o mês de novembro, e as aulas foram ministradas pela professora Eunice D’Assunção Lima Rangel – ex tutora do “Caminhos do Cuidado”, utilizando metodologia ativa e dinamizada. Profissionais de diversas áreas participaram deste processo, oportunizando a troca de conhecimentos num processo de aprendizagem transdisciplinar.

O curso teve o incentivo da Diretora de Áreas Programáticas em Saúde, Carla Aparecida da Silva Santos que, em sua função técnica na Secretaria de Saúde de Seropédica, é responsável pela produção de capacitação continuada e  atualização teórico-prática dos profissionais da Saúde.

No encerramento do curso as coordenações citadas avaliaram positivamente os resultados e estudam a possibilidade de continuação desse tipo de capacitação para o ano de 2018. O objetivo é seguir valorizando o profissional que trabalha no município e oferecer a estes a chance de aumentar seus saberes e potencialidades, o que resulta em uma prática profissional fortalecida munida de sólido embasamento teórico, para melhor segurança de nossos pacientes.

 

 

Faça o seu comentário