A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, está promovendo campanha de prevenção contra o câncer do Colo do Útero, na Maternidade Municipal de Seropédica.

O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma.  Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1996. O controle do câncer do colo do útero é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, desde 2011.

A Diretora da Maternidade Municipal de Seropédica, Dra. Fatima Nolasco disse: “O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, estamos fazendo este exame este mês em comemoração ao dia da Mulher. 

Para fazer coleta do preventivo as mulheres Seropedicenses, deverão comparecer na Maternidade Municipal, na sexta e sábado no horário 8 as 12 e 14 as 16 horas. Lembramos que esta campanha vai até o dia 31 de março.

Recomendações para o exame: Não estar menstruada, não manter relação sexual, não usar qualquer tipo de camisinha, não fazer uso de ducha, ou qualquer medicamento vaginal, por três dias antes da coleta do preventivo.

Faça o seu comentário