O Brasil está entre os maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, de acordo com as agências nacionais de notícias. O uso de produtos químicos sem o devido controle pode expor o trabalhador rural a variados problemas de saúde devido a falta de equipamento de proteção individual (EPI) e a pouca ou nenhuma orientação correta quanto ao seu manuseio. As consequências danosas oriundas do agrotóxico para a saúde humana vêm sendo explorada por diversos estudos que mostram que estes produtos são capazes de causar problemas de diversas ordens, dentre eles, problemas dermatológico, digestivo, respiratório e neurológico. Diante dessa problemática a Secretaria Municipal de Saúde pensando no trabalhador, busca parcerias e se reúne com a UFRRJ a fim de que juntas possam encontrar uma solução saudável para o campesinato.

Neste dia 8 de abril de 2015, às 15h45min, no Instituto de Biologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) os Senhores Artur Resende Correia, Secretário de Saúde e defesa civil de Seropédica, Júlio Rodrigues da Silva, Assessor da SMS, Fausto Madeira Responsável pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) do município, Roberto Bento técnico da VISAT, a Doutora Professora Solange Brandolini, Diretora do Instituto de Biologia e o Professor Doutor Aurino Florêncio de Lima, Chefe do Departamento de Entomologia e Fitopatologia da Universidade, se reuniram para dar início a uma parceria que certamente será benéfica para o município de Seropédica e seus trabalhadores rurais. Essa parceria tem como objetivo originar um projeto que compreenderá a Vigilância em Saúde do Trabalhador do Município, o Departamento de Entomologia e Fitopatologia e possivelmente alguns outros parceiros com o intuito de formar uma equipe interdisciplinar, com a finalidade de se olhar de forma mais cuidadosa para a população do campo, no sentido de promover saúde e educação rural.

Com anfitrião, o Professor Aurino abre a reunião revelando de como se sentia satisfeito com a iniciativa do Secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica Dr. Artur Corrêa em procurar a UFRRJ para esse primeiro contato e salienta que a Universidade tem muito a oferecer academicamente e que a troca de experiência com os profissionais de saúde será benéfica não só para o homem do campo, mas para todos os envolvidos, incluindo em um futuro próximo, os próprios alunos da Universidade Rural. Em seguida a Diretora do Instituto é apresentada aos presentes e saúda a todos e também expõe sua satisfação com a presença do Secretário, corroborando com a opinião do Professor Aurino, se colocando à disposição para que a parceria tenha total êxito. A Diretora coloca ainda que a preocupação do Doutor Artur com a saúde do trabalhador rural é digna de aplausos e espera que tal projeto seja colocado em prática o mais rápido possível.

O Secretario de Saúde discorre sobre como estava feliz por ter sido tão bem recebido e coloca que buscar parceria é a solução mais viável para se cuidar dos munícipes, que é esse o seu objetivo como Gestor e que em hipótese alguma abriria mão dessa concepção.

As 15h40min, logo após a fala do Secretário, a reunião é dada como encerrada ficando a sensação de que ali nascera uma parceria pioneira e de importante relevância que renderá muitos frutos para a saúde em Seropédica.

1 2 3 4 5 6