Seropédica é contemplada com pluviômetros eletrônicos

 

A Defesa Civil de Seropédica foi contemplada com pluviômetros eletrônicos (equipamento que mede a quantidade de chuva). O equipamento foi enviado Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os pluviômetros facilitarão a previsão de desastres naturais, além de auxiliar na redução dos danos socioeconômicos e ambientais. “As unidades serão instaladas em pontos específicos do município. A tecnologia nos ajudará na obtenção imediata dos dados, visto que informações serão enviadas para celulares, ou seja, mesmo que haja a impossibilidade de acesso aos pluviômetros, os dados sobre a quantidade de chuva estarão sendo enviadas”, declarou o Coordenador da Defesa Civil Aguinaldo Cerbino.

As informações emitidas para os celulares ajudarão a propor ações de prevenção a desastres e alertas mais precisos sobre as condições do município, auxiliando na promoção da segurança da comunidade.

Tal medida trará um grande avanço para o poder de resposta da Defesa Civil em grandes emergências no município, o que facilitará tomar medidas preventivas e reduzir os riscos de desastre com probabilidade de danos e perdas à população causada pelos fenômenos da natureza.

De acordo com Cerbino os equipamentos estão em fase de instalação em lugares pré-estabelecidos e que assim que terminar, os pontos contemplados serão divulgados. “Registramos, ainda, que esses pluviômetros cobrirão todas as áreas vulneráveis e que são constantemente atingidas pelas fortes chuvas”, destacou Cerbino.


75297f36db336d650624d0624b92c6b0

pluv_cacamba2