A Maternidade Municipal de Seropédica recebeu dezenas de mulheres nesta ultima quarta-feira (9), para participarem do Outubro Rosa. O mês de outubro é totalmente voltado para a prevenção contra o câncer de mama, que é o segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil.

O evento teve inicio com Café da Manhã, em seguida foi realizado palestras educativas sobre câncer de mama. A Subsecretária de Assistência Social, Karla Gama fez alguns esclarecimentos sobre os programas oferecido pela Prefeitura de Seropédica, através do CRAS e sobre programas assistenciais como o Bolsa Família.

O Secretário de Saúde e Defesa Civil, Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos, esteve no evento e foi recebido pela Diretora da Unidade, Dra. Maria de Fatima Nolasco. O Secretário de Saúde visitou o Hospital e conversou com algumas parturientes e funcionários.

No evento houve várias atividades para prevenção do Câncer de Mama: Avaliação preventiva do câncer de Mama, palestras educativas, solicitação de exames como Ultrassonografia da Mama, solicitações de Mamografia e coleta de preventivos.

Foi oferecido almoço e lanche da tarde para todas as participantes, e após houve sorteios de brindes. As mulheres presentes parabenizaram a iniciativa da Diretora da Maternidade Municipal, Dra. Maria de Fatima Nolasco. “Foi um dia muito bom, marquei exame que precisava, recebi orientações sobre como me prevenir e diagnosticar, só tenho de agradecer a direção da maternidade”. Disse Lucia Helena, moradora do Campo  Lindo.

A palestra foi ministrada por profissionais de Saúde da Maternidade, que explanaram sobre a saúde da mulher; medidas de prevenção do câncer do colo de útero e câncer de mama; e quais os exames que devem ser realizados periodicamente para prevenção desses tipos de câncer.

A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Faça o seu comentário