O Estado do Rio vai ganhar mais 12 Clínicas da Família até o fim deste ano. As unidades estão sendo construídas pelo Governo do Estado em Queimados, Seropédica, Itaguaí, Rio Claro, Barra Mansa, Rio Bonito, Sapucaia, Conceição de Macabu, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira e Aperibé. A entrega das obras das novas unidades está prevista para começar no próximo mês.

Com as 12 que serão entregues, a população fluminense passará a contar com 19 Clínicas da Família. As sete unidades já entregues beneficiam os municípios de Bom Jardim, Três Rios, Paty do Alferes, Quatis, Búzios, Rio das Ostras e Niterói. As clínicas – que fazem parte da rede de atenção básica de Saúde – podem contar com até quatro equipes de saúde da família e são capazes de acompanhar 14 mil pessoas.

– As Clínicas da Família promovem a prevenção, o cuidado em saúde básica para a população. O Estado está oferecendo o que há de melhor para os cidadãos. Além disso, o investimento na saúde básica ajuda a reduzir o número de internações nas grandes emergências – disse o secretário de Saúde, Marcos Musafir.

Cada unidade em construção recebeu investimento de R$ 1,3 milhão do Estado. As clínicas terão cinco consultórios para atendimento ambulatorial, dois consultórios odontológicos, farmácia e sala de reuniões para agentes comunitários. A gestão é de responsabilidade das prefeituras, que também doam o terreno para a construção das unidades. As obras estão sendo realizadas pela Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro).

– As Clínicas da Família seguem um modelo básico de construção, que é prático, moderno e eficiente – afirmou Ícaro Moreno, presidente da Emop.

04-1

Faça o seu comentário