Muitas pessoas estão preocupadas com a Febre Amarela que tem matado algumas pessoas nos estados vizinhos ao Rio de Janeiro, vejam aqui onde a Prefeitura Municipal de Seropédica disponibiliza todas as vacinas. 

Se você vai viajar para alguma área que tenha risco de transmissão de Febre Amarela, você pode fazer uma viagem tranquila se for vacinado. Saiba que existe vacina contra febre amarela e ela deve ser aplicada dez dias antes de sua viagem, se você nunca foi vacinado.

Onde se corre risco de pegar febre amarela?

No Brasil, os locais de risco são as regiões de matas e rios das seguintes regiões: todos os Estados da Região Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

As pessoas que moram nestas regiões, ou aqueles que irão viajar para estes locais devem tomar a vacina, caso ainda não tenham feito ou o fizeram há mais de dez anos.

Onde tomar a vacina em Seropédica?

 Secretaria de Saúde e defesa Civil de Seropédica disponibiliza gratuitamente a vacina, as quarta-feira na ESF Fazenda Caxias pela manhã (Fica em frente à Prefeitura), as sextas-feiras na parte da manhã na Clínica da Família do Vasquinho no km 41. Esta vacina é muito segura e protege durante 10 anos. Para as pessoas que já foram vacinadas há mais de 10 anos, basta tomar uma dose de reforço e seguir viagem, não sendo necessário esperar 10 dias para garantir sua proteção.

As outras vacinas também são oferecidas no Fazenda Caxias e na Clínica da Família do Vasquinho de segunda a sexta feira de 08:00 as 17:00

Gripe

Você sabia que a gripe ou influenza pode ser mais grave em crianças pequenas e idosos, assim como em situações especiais como na gravidez?

HPV

Você sabia que atualmente existem duas vacinas HPV e que as duas demonstraram eficácia altíssima na prevenção do câncer de colo, associado aos tipos 16 e 18, e também algum grau de proteção cruzada contra outros tipos não contidos na vacina?

Febre Amarela

Você sabia que pessoas com mais de 60 anos que recebem a vacina febre amarela pela primeira vez tem risco aumentado de eventos adversos?

Quais os eventos adversos após a vacinação da Febre Amarela?

Os eventos adversos comuns ocorrem em 2% a 5% dos vacinados entre cinco e 10 dias após vacinação e geralmente são leves: dor de cabeça, dor muscular, febre.

Reações alérgicas leves são ocasionais e relacionadas com reação à proteína do ovo. Reações anafiláticas são muito raras (1: 350.000 doses aplicadas) e afetam principalmente pessoas com alergia intensa a ovo.

Os eventos adversos graves, como acometimento do sistema nervoso ou disseminação do vírus vacinal pelo organismo, felizmente são raros (1:250.000 – 1:1. 000.000 de pessoas vacinadas) e parecem ocorrer com frequência maior em pessoas com idade acima de 60 anos, que recebem a vacina pela primeira vez.

Faça o seu comentário