A Prefeitura de Seropédica está investindo na prevenção e no tratamento de doenças através do atendimento Fisioterápico. A Fisioterapia preventiva é um conjunto de procedimentos fisioterápicos que ajudam a controlar sintomas de coordenação, concentração, melhoria na postura, relaxamento muscular, inflamações, diminuição da tensão, além de trabalhar a auto estima.

Durante o mês de outubro houve um amento significativo de atendimento realizado pelos Postos de Saúde. No Bairro Campo Lindo (CEMES) que atendia em média 35 pessoas por dia, hoje está em torno de 80 atendimentos dia. No Jardim Maracanã está atendendo duas vezes por semana, e atende em média 70 pessoas (35 + 35). No Bairro Santa Sofia são feitos 48 atendimentos por semana (24 + 24). Bairro Canto do Rio, são atendidas em média 20 pessoas 2 vezes por semana (10 + 10). No Bairro São Miguel são atendidas 30 pessoas por semana (15 + 15), as vezes atende mais pessoas porque aparece uma emergência, ou menos por falta do paciente.

A Coordenadora-geral de Fisioterapia da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, Thais Vieira, disse que a procura está sendo maior pelos idosos, apesar que também atendemos crianças. “A fisioterapia preventiva para a terceira idade compreende um conjunto de exercícios físicos e respiratórios com o objetivo manter a funcionalidade e o bem-estar do idoso, bem como evitar ou retardar complicações. As principais indicações dessa modalidade de fisioterapia para pessoas com mais de 60 anos envolvem a reversão de quadros de fraqueza muscular, degeneração articular, dor e cansaço, diminuição da agilidade e falta de equilíbrio” destaca Thais.

Para fazer fisioterapia em uma das unidades o paciente deve ter: Encaminhamento do Médico Especialista do SUS (ex: neurologista; ortopedista; reumatologista; pediatra no caso de criancas. Carteirinha do SUS e comprovante de residência.

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Faça o seu comentário