Depois do aviso que apareceu nas redes sociais sobre a suposta morte de dois macacos Sagui, no Bairro Ecologia em Seropédica, centenas de pessoas correram para os Postos de Saúde para se vacinarem. A Secretaria de Ambiente e a Secretaria de Saúde, não foram avisadas sobre o local que estes animais estavam mortos. O certo é quem ver um macaco morto é avisar a Prefeitura, para que ela mande os animais para serem examinados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Se o macaco morto estiver contaminado com a Febre Amarela, várias providencias serão tomadas para evitar uma epidemia. 

No PSF Fazenda Caxias, foram vacinadas 1246 pessoas, entre crianças e adultos. A Coordenadora e Enfermeira do PSF, Elaine Cardoso Loureiro Pereira, colocou três equipes para a realização da vacinação, e disse que nesta quarta-feira (17), a vacinação continua na parte da tarde de 13 as 17 horas.

Unidade Posto Fazenda Caxias- ▶terça feira o dia todo e quarta feira parte da tarde.◀

Unidade Clínica da Família VASQUINHO – ▶sexta feira o dia todo◀.

Quem pode tomar a vacina.

De 9 meses até 59 anos

Idosos só com prescrição médica.

Quem não pode tomar:

Gestantes e Pacientes * imunodeprimidos não podem tomar, fazer uso de repelente adequado para evitar a transmissão da doença.  Outra contraindicação para tomar a vacina da febre amarela são os Pacientes alérgicos a proteína do ovo.

 (* Significado de imunodeprimido: Todo o paciente que sofra desta patologia, é um individua que tem as suas defesas imunológicas fracas e é facilmente contagiado por vírus ou bactérias. Numa primeira fase o paciente foi atacado por uma bactéria “Klebssiella” ou outra similar.)