A Defesa Civil de Seropédica realizou, na manhã dessa segunda-feira (6/11), serviço de poda preventiva na Estrada Rio São Paulo km 50. No local, a ação teve o propósito de evitar acidentes, tanto de trânsito como no fornecimento de energia elétrica. As árvores se encontravam com galhos extensos ocupando parte da pista, e próximo a fiação de energia elétrica, podendo causar acidentes de gravidade.

Logo em seguida a Defesa Civil foi chamada para atender uma emergência no Bairro São Miguel, na Rua Ademar Ferreira da Silva. No local a copa da arvore já se encontrava no meio da pista. Com a ventania os galhos da arvore arrebentaram a fiação elétrica, derrubando um poste de uma residência sem número.

O Subsecretário de Defesa Civil, Luiz Claudio Neto, esteve no local coordenando o serviço de poda. Participaram: Sebastião, Neto, Selmo e Peró. A Defesa Civil fez um estudo do local para verificar a melhor forma de realizar o trabalho. “Queremos fazer de forma que gere o mínimo de transtorno para os moradores da região”, explica o coordenador Luiz Claudio.

A iniciativa, que já faz parte da rotina do órgão, vem ocorrendo desde o início do ano em vários pontos da cidade. Em quase 60 dias de trabalho, já possui um saldo acumulado de mais de 20 toneladas de resíduos de árvores, proveniente não apenas das podas, mas de cortes de árvores mortas ou com risco de desabar, comprometendo a segurança da população. Nesses casos, a ação é feita em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos, no recolhimento do material e empréstimo do caminhão munck de manutenção elétrica.