Um abrigo de idosos no Bairro Boa Esperança em Seropédica, foi interditado pela Vigilância Sanitária, nesta quinta –feira (6), por apresentar várias irregularidades. Tendo em vista a apuração de uma denúncia de falta de higiene e após ter sido sinalizado pela Vigilância Epidemiológica o óbito de 5 (cinco) idosos no período e 1 mês a equipe de Vigilância Sanitária realizou inspeção no dia 05/11 no estabelecimento Casa de Repouso Amor Eterno e constatou o descumprimento da legislação vigente para Instituições e Longa Permanência para Idosos (RDC no. 283 de 2005), dentre elas: A inexistência de Responsável Técnico e falta de controle na administração das medicações para os idosos. Um idoso foi transferido para a Unidade Pré-hospitalar, devido a constatação de insuficiência respiratória pela médica que acompanhava a inspeção da VISA.

Diante da gravidade da situação, foi realizada a Interdição no local no dia 06/11, com a Lavratura de dois autos de Infração, devido as irregularidades verificadas. A proprietária foi orientada a entrar em contato com as famílias dos internos, para realizar a transferência dos mesmos.

A Vigilância Sanitária entregará nesta segunda-feira (10/11) um relatório de inspeção com as adequações necessárias, e mediante o cumprimento das mesmas, efetuará a Desinterdição do estabelecimento.
O papel da Vigilância Sanitária é a proteção da saúde da população, por isso que prioriza em suas inspeções a educação sanitária. A Prevenção e Promoção da Saúde são as bases das nossas ações, e sendo detectada uma situação de risco, como no caso desta instituição, foi necessária uma ação punitiva de modo a evitar que mais agravos pudessem acontecer.

Qualquer denúncia entrar em contato com a Coordenação de Vigilância Sanitária
na Estrada RJ 099, no. 971 – Piranema Tel: 3781-25569 – 3782-4949

DSC_0037
Remédios estocados sem cuidados e identificação do interno

DSC_0024DSC_0026DSC_0034DSC_0035

DSC_0039

DSC_0040DSC_0042

Faça o seu comentário