A vacinação ocorrerá de 8 a 21 de junho, em todo o país

 

Foi realizado neste sábado (08), o dia D da vacinação contra a poliomielite em todo o país. A Campanha Nacional de Vacinação é realizada através do Ministério da Saúde, junto com as Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Saúde de Seropédica (SMS) e todas as crianças de seis meses a cinco anos de idade devem se vacinar.

A ação da Prefeitura de Seropédica, por meio da SMS, tem como objetivo manter a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. A campanha contra Pólio acontece até o dia 21 de junho.

O secretário municipal de Saúde, Marcus Baroni, ressaltou que apesar de ter sido erradicada há 24 anos, no país, é necessária a prevenção para evitarmos novos casos. “A imunização é imprescindível para que tenhamos um Sistema Único de Saúde e uma assistência à população de qualidade. Estamos disponibilizando cerca de 5 mil doses para que as crianças da cidadel sejam protegidas da doença”, afirma Baroni.

Esta é a 34º Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, tendo como meta a vacinação de crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade. “É necessário que as famílias tragam suas crianças para ajudar a nossa equipe, que está empenhada em manter a pólio erradicada em Seropédica”, enfatizou.

Vale lembrar que crianças com infecções agudas, febre acima de 38 °C, vômito, alergia a algum componente da vacina, como a estreptomicina e eritromicina, e que já apresentaram reação anormal às gotinhas ou crianças com deficiência imunológica em tratamento com imunossupressores não devem ser vacinadas. “Nesses casos, a orientação é consultar o pediatra da criança sobre a conduta mais adequada. O público-alvo estimado pela Secretaria Municipal de Saúde de Seropédica é de 4.917 crianças”, informa o secretário de Saúde Marcus Baroni.

É importante a apresentação do cartão de vacina para avaliar a situação vacinal da criança considerando a importância do esquema sequencial durante a campanha.

 

Texto Tathiana Gama

Imagem inline 1

Faça o seu comentário