A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil aumentou os locais de testagem do Covid-19 no município. Amanhã (18) estaremos divulgando mais ações da Saúde de Seropédica.

Com aumento do número de casos de Covid-19 no município, três novos locais foram abertos para testagem do Covid-19: um no ESF do Campinho de Areia, outro na UBS Campo Lindo, atrás do Brizolão do Km 40, e um Container no Km 49. Com isso vai diminuir os números de pessoas que estão realizando o teste na UPA do Km 47. 

Os casos Positivos são encaminhados para consulta Medica e imediatamente são medicados

Atualmente estamos na Bandeira Amarela, (risco Baixo) mas com aumento dos casos de Covid-19 em Seropédica a bandeira poderá subir para Bandeira Laranja que é risco moderado, com este risco irão aumentar as restrições prejudicando a todos.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Muitas pessoas colocam a culpa nos governos, mas não usam máscara, participam de eventos com número muito alto de pessoas. Ninguém gostaria de ser multado como está acontecendo em Niterói no RJ, onde a Guarda Municipal está aplicando multa de R$ 180 no CPF da pessoa que estiver sem máscara. Ninguém é criança para chegar a este ponto, ser obrigado a se cuidar.

Com as restrições além de trazer desemprego traz também a inflação com aumento dos preços dos alimentos. Vamos cooperar para bandeira voltar a Bandeira Verde, olhem as recomendações da Área de Saúde de Seu Município.

Muitos jovens querem se divertir, vão para estas aglomerações, pegam a doença e acabam trazendo para dentro de casa, infectando crianças e idosos. Será que a consciência não dói em ver que deixou seu ente querido doente?

Hoje o Seropédica Online foi visitar alguns destes lugares, e a coisa não está para brincadeira, teve lugar que 200 pessoas fizeram a testagem, e 180 deram positivos, apesar que as pessoas só procuram fazer o teste depois de sentir algum sintoma.

Acontece que muitas pessoas vão fazer o teste sem ter sintomas, como aconteceu no Campinho de Areia, de 166 que fizeram o teste 45 deram positivo. Então só procure fazer o teste se você estiver alguns dos sintomas abaixo, para evitar nova contaminação.

Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas. Siga os conselhos da Secretaria de Saúde de Seropédica.

Mantenha uma distância segura de outras pessoas (pelo menos 1 metro), mesmo que elas não pareçam estar doentes.

Use máscara em público, especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico.

Prefira locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados. Abra uma janela se estiver em um local fechado.

Limpe as mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.

Tome a vacina quando chegar a sua vez. Siga as orientações locais para isso.

Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.

Fique em casa se você sentir indisposição.

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.

Sintomas mais comuns:

Febre

Tosse

Cansaço

Perda de paladar ou olfato

Sintomas menos comuns:

Dores de garganta

Dor de cabeça

Dores e desconfortos

Diarreia

Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos

Olhos vermelhos ou irritados

Sintomas graves:

Dificuldade para respirar ou falta de ar

Perda da fala, mobilidade ou confusão

Dores no peito

Procure fazer o teste do Covid-19 e atendimento médico imediatamente se apresentar estes sintomas. 

Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar a situação em casa.

Em média, os sintomas aparecem cinco ou seis dias após a infeção pelo vírus. No entanto, eles também podem levar até 14 dias para se manifestarem.