Devido a situação de emergência na saúde pública do estado do Rio de Janeiro em razão do contágio, serão adotadas medidas de enfrentamento na propagação decorrente do novo corona vírus (COVID-19).

Todas as consultas ambulatoriais, com exceção do Pré Natal e Comorbidades mais graves, serão remarcadas conforme medidas de segurança indicadas pela Secretaria de Saúde do Estado.

Para qualquer Urgência e Emergência a Upa, o posto do 49 e o posto do 40 estarão abertos 24 hrs para atende-los da melhor forma possível.

Em breve, mais informações sobre os atendimentos ambulatoriais nas ESF’s, no CEMES, CAPS, CAPSI, posto do 49, Fisioterapia e Piranema, serão repassadas.

Nesse momento é muito importante a conscientização da população a não vir para as unidades de saúde em caso de risco baixo, apenas em casos graves.
Assim, com todos seguindo as orientações do Ministério da Saúde com os cuidados básicos, diminuirá o risco do Vírus se propagar em nosso município. Entre as medidas estão:

I – Lavar as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 (vinte) segundos. Na ausência de água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

II – Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

III – Evitar aglomerações e o contato próximo e direto com pessoas doentes, em particular com infecção respiratória.

IV – Evitar sair à rua, ir ao trabalho ou à escola quando doente.

V – Cobrir boca e o nariz com um lenço de papel para tossir ou espirrar (nunca usar as mãos), jogando o papel no lixo, ou usar a dobra do braço para tossir ou espirrar, evitando a dispersão de gotículas no ambiente e jogar no lixo.

VI – Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência quando doente.

VII – Não compartilhar objetos pessoais, como copos, garrafas, pratos e talheres.

VIII – Manter os ambientes bem ventilados com janelas abertas para saída de ar.

IX – Tomar bastante líquido e manter-se hidratado.

Vale reforçar que em nosso município, NÃO temos nenhum caso confirmado até o momento.

Por: Vinícios Bastos

Secretário Interino de Saúde de Seropédica

Faça o seu comentário