A Secretaria de Saúde de Seropédica, através das equipes da Coordenação de Ações Prevenção e Combate as Endemias, estiveram nesta última sexta-feira (24), no Bairro São Miguel realizando mutirão no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O combate está sendo realizado em todo município com a finalidade de isolar o vírus circulante, com eliminação dos focos de mosquito Aedes Aegypti. Este trabalho está sendo feito de forma preventiva, já que o município de Seropédica não corre risco de epidemia pelo baixo índice de infestação do Aedes Aegypti

A Força tarefa teve a participação das equipes de visitas domiciliares, e controle químico, com objetivo eliminação de focos do Aedes Aegypti transmissor da Dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Foram mobilizados 120 agentes de combate às endemias, e vistoriados 1090 imóveis, sendo 870 residências, 20 comércios e 200 terrenos baldios. No evento foram distribuídos 1000 informativos (folders, cartazes, check list). Além disso a força tarefa teve o apoio da equipe de controle químico (fumasse) e a Secretaria de Comunicação Turismo e Eventos.

O último LIRAa realizado no município aponta um índice de infestação predial (IIP)de 1% classificado de baixo para médio risco segundo o que preconiza o ministério da saúde. Até o mês de janeiro Seropédica teve 61 casos notificados de chikungunya, zika e dengue.

“Entre nesta luta, evite água parada, troque diariamente a água de seus animais, mantenha a caixa d’água fechada. Se sentir sintomas de chikungunya, zika ou dengue, procure o Posto de Saúde, só assim a Secretaria de Saúde poderá saber onde esta o foco do mosquito transmissor”. Destaca o Coordenador de Ações Prevenção e Combate as Endemias Adilson Braga.