A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica através da Coordenação de Ações Prevenção e Combate as Endemias, realizaram no dia de hoje (11), uma força tarefa para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

As ações mobilizaram 220 agentes de combate às endemias, e foram vistoriados 1220 imóveis entre residência, terrenos baldios, comércios. Foi encontrado 16 focos de larvas que foram encaminhados ao laboratório para identificação. Neste evento foram distribuídos 3000 informativos (folders, check list, cartazes).  O trabalho dos agentes teve apoio do Fumacê.

Vários moradores relataram que estavam com chikungunya, mas poucos foram nos Postos de Saúde para realização de exame de sangue para comprovação. A importância do exame de sangue é fundamental para as equipes detectarem onde se encontra o mosquito transmissor para fazer o combate.

O Seropédica Online acompanhou o trabalho dos agentes, e fotografou vários terrenos e casas com água parada. Teve residência com garrafas com gargalo virado para cima e com água parada. Teve outra residência com ferro velho espalhado por todo quintal. Ao questionar o proprietário ele alegou que joga o veneno butox em todo quintal.

Todos nós somos responsáveis pela eliminação do mosquito da Dengue, mantenha as vasilhas sem água parada, troque e limpe as vasilhas de água dos animais domésticos.

Outros bairros do município estão no cronograma para realização do mutirão. Receba bem o Guarda de endemias, ele está a serviço da população.

Denúncias de quintais sujos ligue: 21 3782-4985

 

Faça o seu comentário