A empresa LINHAS DE TAUBATÉ TRANSMISSORA DE ENERGIA (LTTE) é responsável pela implantação da Linha de Transmissão (LT) 500kV Taubaté – Nova Iguaçu, que atravessa 21 municípios, sendo 11 no Estado de São Paulo (Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Silveiras, Queluz e Areias) e 10 no Estado do Rio de Janeiro (Resende, Itatiaia, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Paracambi, Seropédica, Queimados e Nova Iguaçu).
Segundo a Empresa LTTE ela estará promovendo atividades de Comunicação Social e de Educação Ambiental na região do empreendimento. E em janeiro e fevereiro de 2013, equipes de Comunicadores Sociais realizaram visitas aos proprietários com terras atravessadas por essa Linha de Transmissão, informando sobre o início das obras, esclarecendo questões existentes sobre a implantação desse empreendimento e divulgando o telefone da Ouvidoria gratuita da LTTE: 0800 729 2928.
Segundo eles em agosto e setembro de 2013, equipes de Educadores Ambientais realizaram 22 Oficinas que trataram do tema de Elaboração de Projetos, nos 21 municípios atravessados pela LT. Participaram cerca de 300 pessoas, dentre proprietários com terras interceptadas pelo empreendimento e representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil. Foram elaborados 59 projetos que, no momento, estão sendo sistematizados pelos Educadores, para que sejam entregues padronizados aos participantes da Segunda Campanha de Educação Ambiental, prevista para ocorrer em fevereiro de 2014, a fim de que se inicie a articulação de parcerias para a execução dos mesmos.
Durante o mês de novembro, as equipes de Comunicadores Sociais estarão visitando proprietários com terras interceptadas pela LT e instituições públicas e privadas, para esclarecer as principais dúvidas da população local sobre o empreendimento. Para que as respostas possam chegar a um número maior de pessoas, priorizou-se a diversificação do veículo de comunicação, com as informações sendo divulgadas através de folhetos, cartazes, spots de rádio, matérias de jornal, e-mails ou carro de som.
A LTTE recomenda a todos que observem as sinalizações e que sejam mantidas as distâncias de segurança, pois os cabos irão transportar energia elétrica de alta tensão. Até o final das obras da Linha de Transmissão, previsto para o segundo semestre de 2014, as equipes dos Programas de Comunicação Social e de Educação Ambiental ainda realizarão ações educativas e informativas, nos 21 municípios por ela atravessados. Em caso de dúvidas, entrem em contato com a LTTE pelo telefone De segunda à sexta das 9h às 18h. A ligação é gratuita! 0800 729 2928

 

Faça o seu comentário