Entrou em operação na última terça-feira, em fase de teste, o segundo turbogerador movido a gás natural da Usina Termelétrica(UTE) Baixada Fluminense, da Petrobras, localizada no município de Seropédica (RJ). O primeiro começou a gerar no dia 1 de fevereiro deste ano.

Segundo a companhia, cada turbogerador tem capacidade para gerar 172 megawatts (MW). Com isso, a usina já está disponibilizando 344 MW para o Sistema Interligado Nacional (SIN), energia suficiente para abastecer uma cidade com 1,1 milhão de habitantes.

– Com esta usina, a Petrobras foi vencedora do 12º leilão de energia nova de 2011 (A-3). A conclusão da instalação das turbinas para geração em ciclo simples (geração a gás natural) viabiliza o atendimento ao compromisso contratual assumido com as distribuidoras para fornecimento de energia a partir de 1 de março – informou a empresa e nota.

De acordo com a Petrobras, em 1 de novembro 2014, a UTE Baixada Fluminense iniciará a geração em ciclo combinado (a gás e a vapor) com a entrada em operação do turbogerador a vapor, adicionando 186 MW à capacidade de geração, que totalizará 530 MW, energia suficiente para atender 1,7 milhão de habitantes. Com investimento total em torno de R$ 1 bilhão, essa obra, em seu pico, gerou 2 mil empregos diretos e 6 mil empregos indiretos.

termeletrica_baixada_fluminense

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo a companhia, cada turbogerador tem capacidade para gerar 172 megawatts (MW)

 

Faça o seu comentário