O Prefeito de Seropédica Professor Lucas, preocupado em não ter uma cidade com crescimento desordenado incumbiu a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável para criar projetos, e soluções sustentáveis para o crescimento ordenado do município. “A cidade cresceu ao redor de uma rodovia, os bairros são distantes uns dos outros, o plano diretor está defasado, precisamos pensar em uma cidade organizada e principalmente sustentável. ” Destaca o Prefeito Lucas.

A Diretora Técnica de Projetos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Seropédica, Hanna Aimée Fraga esteve nesta últma sexta-feira (23) no Instituto Rio (IRM), por intermédio representante Ouvidor Frederico Martins, onde foi requisitado bases cartográficas referente ao Munícipio de Seropédica.

Hanna Fraga explica: “O uso do Sistema de Referência Cartográfica traz ferramentas primordiais para a coleta de dados, processamento e análise de informações geoespaciais referente ao território de Seropédica.

Tendo em vista a relevância e veracidade desses dados, aplica-se em auxílio nos Estatutos da Cidade Como: Plano Diretor, Regularização Fundiária Urbana, Mobilidade Urbana, Levantamento das Unidades Públicas, Estudos Socioeconômicos e ambientais, viabilidade empresariais, mapeamento territorial, dentre outros diversos projetos.

Importante dizer que o Plano Diretor do Município se encontra desatualizado desde 2016, Plano de suma importância para que Seropédica não cresça de forma desordenada, pois o mesmo visa orientar a política de desenvolvimento municipal planejado e sustentável, ou seja, busca-se o progresso e expansão urbana de forma ordenada e consciente.

Ressalto a elevada importância da Prefeitura e População em apoiar esta implementação, este feito é considerado um dos pilares no Planejamento das “smart city”, Cidades Inteligentes.

Seropédica tem potencial de crescimento, não vamos medir esforços para que parcerias venham a somar, assim como ao do Instituto Rio Metrópole. ” Enfatiza Hanna.

Hanna Aimée Fraga (Diretora Técnica de Projetos – SEPLADES; Chistian César Marcondes – Subsecretário de Planejamento – SEPLADES; Frederico Martins (Ouvidor – IRM).