Projeto Seropédica Rural ganha força

 A Prefeitura de Seropédica, na atual gestão, tem avaliado o município de uma maneira completamente diferente das gestões anteriores. A cidade vem sendo avaliada sob o ponto de vista da sustentabilidade, e os investimentos, sendo realizados de forma responsável, respeitando-se à história e a identidade de Seropédica. Cada local do município está sendo desenvolvido de acordo com sua vocação, seguindo um planejamento concebido em conjunto por diversas secretarias da administração pública municipal em parceria com outros órgãos competentes.

As ações da Prefeitura têm sido pautadas em um planejamento de curto, médio e longo prazo, que visa nortear o rumo de Seropédica para os próximos anos levando-se em consideração, principalmente, à vocação de cada bairro, promovendo ações específicas a serem desenvolvidas em cada localidade, de acordo aptidão do local. Certamente, tudo o que planejamos também servirá de legado para as gestões posteriores. Estamos mudando o rumo de Seropédica, transformando a cidade é um lugar melhor para as futuras gerações”, garantiu o prefeito Martinazzo.

Algumas das ações que visam o desenvolvimento sustentável de Seropédica, realizadas pela atual gestão, fazem parte de um grande plano estratégico conhecido como “Seropédica Cidade Sustentável – Um Olhar para o Futuro”. Como parte integrante do projeto citado, já estão em andamento ações do projeto Seropédica Rural, que por meio da parceria entre diversas instituições visa transformar o bairro Incra em um polo de Turismo Rural, gerando empregos, renda e visibilidade para Seropédica por meio do investimento na vocação do bairro.

Dentre as instituições que fazem parte do projeto estão a Prefeitura de Seropédica (secretarias de Planejamento e Desenvolvimento e de Ambiente e Agronegócios), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap).

Na última sexta-feira (08) foi realizada em Seropédica uma reunião com representantes de algumas instituições que fazem parte do projeto Seropédica Rural visando dar continuidade às ações do projeto, dentre eles um dos idealizadores do plano estratégico “Seropédica Cidade Sustentável – Um Olhar para o Futuro”, o deputado federal Wilson Beserra.

“Com o aval do prefeito Martinazzo, idealizamos esse plano quando eu era secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável. Todas as ações são baseadas na história, identidade e vocação do município, buscando uma sinergia entre Seropédica e os municípios vizinhos. O projeto Seropédica Rural, desde o início, tem como foco prestigiar os 746 produtores rurais da cidade, incentivando os pequenos agricultores e a ampliação da produção rural, e hoje discutimos também a vinda do CEASA para nossa cidade”, ressaltou o deputado federal Wilson Beserra.

Também estiveram presentes na reunião os secretários municipais Fábio Cavalcante – Planejamento e Desenvolvimento Sustentável – e Ademar Quintella – Ambiente e Agronegócios – (que representaram o prefeito Martinazzo), o representante da diretoria técnica do Ceasa/RJ, Sérgio Miranda, o professor Doutor Sérgio Domingos e o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) Daniel Ribeiro, ambos da UFRuralRJ, o chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) Paulo Queiroz, além do deputado estadual e, atualmente secretário estadual deDesenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Luiz Anchite e o Diretor de Planejamento Roosevelt Tunala Junior.

Me impressionei bastante com o plano estratégico que me foi apresentando, pois beneficia não somente Seropédica, mas toda a região. As ações propostas são muito coerentes, e temos em Seropédica a conjunção necessária para a efetivação do projeto ‘Seropédica Rural’ e também do macro projeto ‘Seropédica Cidade Sustentável – Um Olhar para o Futuro’. Contem comigo para auxiliar Seropédica, no que for necessário, para a realização destas ações”, afirmou o secretário de Estado José Luiz Anchite.

DSC_0064 DSC_0070 DSC_0073 DSC_0088 DSC_0092 DSC_0099 DSC_0101 DSC_0107 DSC_0115 DSC_0117 DSC_0122 DSC_0124 DSC_0127DSC_0065