Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável encaminhará fornecedores em potencial para grandes empresas

 Nesta terça-feira (12) o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, junto ao secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Fábio Cavalcante, recebeu em seu gabinete o coordenador regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, a gerente da empresa Procter & Gamble (P&G), Carolina Augusto, e os gerentes das empresas Panco e Brasilit, Joel Domingues e Oswaldo Salsa, respectivamente.

O encontro teve por objetivo demonstrar aos representantes dessas empresas o “Projeto Fórum de Empresas de Seropédica”, que vem sendo desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura de Seropédica, o Sebrae e a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (Aciaps), que foi representada por seu presidente, que também é subsecretário municipal de Indústria e Comércio, Adriano Amaral. Os diretores municipais de Indústria e de Comércio, Christian César e Gilmar Moreira, respectivamente, também estiveram presentes. O projeto funcionará sob a direção de duas equipes contendo profissionais de diferentes instituições, uma com foco na Gestão Estratégica e outra ligada à Gestão Operacional.

Além dos empregos que serão, e que já foram gerados por empresas como P&G, Panco e Brasilit em Seropédica, a Prefeitura também está preocupada em garantir que os fornecedores de produtos e/ou serviços dessas empresas sejam locais, ou seja, queremos que empresas do município prestem serviços a esses grandes empreendimentos, o que irá proporcionar maior e mais ágil desenvolvimento econômico para Seropédica, de maneira planejada e sustentável”, explica o prefeitoMartinazzo.

 O projeto, que já é aplicado pelo Sebrae em outros municípios, visa gerar mais empregos e renda para Seropédica através da aquisição, por parte das grandes empresas, de fornecedores que sejam do município. Esses potenciais fornecedores passarão por uma capacitação promovida pelo Sebrae para se adequarem às exigências técnicas e legais, e se enquadrarem dentro do perfil de compra das grandes empresas. A avaliação do nível de competitividade de cada fornecedor em potencial se dará mediante a demonstração de seus produtos e/ou serviços.

Os consultores do Sebrae Alberto Bruno e Willians Baptista realizaram uma apresentação para os presentes na reunião, onde explicaram as estratégias do “Projeto Fórum de Empresas de Seropédica”, segundo eles, a medida promoverá a inserção competitiva de pequenos empresários à rede de possíveis fornecedores de grandes empresas que atuam no município, alinhando interesses e induzindo a interação entre grandes empresas e pequenos e médios empreendimentos.

Estamos buscando fomentar a economia local com a implantação desse projeto. Os estudos que vem sendo realizados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Smpds), pelo Sebrae e pela Aciaps, buscam diagnosticar a demanda das grandes empresas por bens e serviços, identificar os itens dessa demanda, segmentar os fornecedores em potencial dentre empresas do município e, fazer um cruzamento dessas demandas, ligando grandes empresas a seus possíveis fornecedores, que serão devidamente treinados para atenderem às expectativas de grandes corporações com base nos critérios de excelência da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ)”, afirma o secretário Fábio Cavalcante. DSC_0078

DSC_0066 DSC_0067 DSC_0068 DSC_0069 DSC_0070 DSC_0071 DSC_0075 DSC_0081 DSC_0082 DSC_0083 DSC_0084 DSC_0085 DSC_0086 DSC_0087 DSC_0088 DSC_0091 DSC_0092 DSC_0094

Faça o seu comentário