A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) deu o pontapé inicial na construção do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Seropédica, com a topografia e demarcação das sapatas de sustentação da obra.

A Faetec é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), é responsável pela implementação da política de Educação Profissional no Estado do Rio de Janeiro. A Fundação tem compromisso com a formação do cidadão considerando as inovações tecnológicas e a realidade dos setores produtivos.

A Faetec de Seropédica vai oferecer cursos técnicos e cursos de formação profissional para a qualificação de mão de obra para os mercados de Logística, Construção Civil e na área de Informática. Cursos como os de Técnico em Logística, Operador de Estoque e Armazenagem, Assistente de Operações de Logística, Eletricista Predial, Encanador, Montagem e Manutenção de Computadores e Auxiliar de Administração de Redes.

Para quem quer se qualificar e conquistar uma vaga no mercado de trabalho, a Faetec oferece cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nos Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) e nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs).

O quadro de cursos abrange múltiplos setores da economia, como: Construção Civil, Indústria Naval, Audiovisual, Moda, Gastronomia, Turismo, Automotivo, entre outros. Diversas profissões do setor da prestação de serviços também atraem alunos de todo o Estado, como Cabeleireiro, Confeitaria, Refrigeração, Montagem e Manutenção de Micros.

Os Ceteps são unidades dirigidas para a qualificação mais rápida e ampla, oferecendo formação inicial ao trabalhador. Já os CVTs são destinados à qualificação de mão de obra em áreas específicas, de acordo com as demandas e as vocações regionais onde estão instalados.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, Wilson Bezerra, reafirmou a importância do CVT para o futuro do município. “Essa escola será essencial para o desenvolvimento de nossa cidade com a qualificação profissional dos moradores, principalmente dos nossos jovens” ressaltou.