A Prefeitura de Seropédica tem solicitado ao Limpa Rios a limpeza dos canais que cortam o município de Seropédica, já que a responsabilidade da limpeza pertence ao INEA.

“Desenvolvido pelo Inea, o Programa Limpa Rio atua em todo o estado e tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos e também o combate a proliferação de vetores”.

Em 2014 deu inicio a construção de uma galeria que desafogaria as águas do Canal da Avenida Pedro Paulo Campos no km 41 até o Canal do Bois no km 42 (1 Km de Galeria). Acontece que a Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica tem pedido ao INEA a limpeza do Canal dos Bois que esta assoreado em toda sua extensão, só que até o momento não foi atendido, apesar do relatório feito pela Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica mostrando a gravidade do assoreamento.

Atualmente o Canal do China esta sendo desassoreado pelo Limpa Rio que vai desafogar boa parte das águas de chuva e esgoto do Bairro Jardins e Oza entre os Km 41 ate o Km 39. Tanto o Canal dos Bois e o Canal que fica na rua Pedro Paulo Campos, recebem água do Rio Guandu, que também esta assoreado precisando ser dragado em alguns pontos evitando alagamentos em época de chuva. 

Nesta terça-feira (03), muitas pessoas junto com os órgãos municipais vieram ajudar a população na retirada dos moveis e pessoas ilhadas em suas casas. O Corpo de Bombeiros, a PM do 24º BPM, o SAMU o Exercito (DCMun), e a Defesa Civil do Estado vieram socorrer as pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas águas.

GALERIA CONSTRUÍDA EM 2014 E FINALIZADA EM 2015 PARA DESAFOGAR ÁGUAS DO BAIRRO JARDINS

A Assistência Social e Direitos Humanos, junto com a Defesa Civil do município tem ido nas casas recolher as pessoas para locais onde poderão se alimentarem e dormir. Mas muitos moradores se recusam a sair das casas alagadas, correndo o risco de pegar leptospirose, ou outra doença proveniente de enchentes. 

A solidariedade esta no coração dos Seropedicenses, que desde o inicio das chuvas arregaçaram as mangas e começaram a recadar donativos para ajudar as pessoas que perderam tudo.

Colocação da saída das águas no Canal dos Bois
Canal dos Bois

Pedido de limpeza do Valão do Bois

 

Faça o seu comentário