Foi realizado neste último dia 21/11 a entrega dos Títulos de Cidadãos Guapimirimense para premiar aqueles que prestaram serviços relevantes à cidade. O Prefeito Municipal Prefeito Marcos Aurélio inicia a seção extraordinária parabenizando a Câmara de Vereadores pelo entendimento de ter implantado no município o Plano de Cargos e Salários das Professoras e parabeniza também a Secretaria de Educação professora Maria Cecília de Faria Pinto pela luta que vinha fazendo para implantar este projeto em sua secretaria, e também pelo belo trabalho que vem realizando frente a educação.

O Presidente da Câmara André Azeredo Dias fala da felicidade de estar à frente do Legislativo do município, e agradece a presença dos convidados entre eles o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica Wilson Beserra, o Deputado Federal Áureo, e mais autoridades presentes, Entre os agraciados o Juiz de Direito Dr Rubens Soares Viana Junior, o Padre João Carlos Paroquia Nossa Senhora da Ajuda, Comerciantes, Militares, e Artistas e Humanitaristas, e no final o Presidente da Câmara homenageia com  a Medalha Tiradentes o  Prefeito Municipal por sua determinação frente a Prefeitura e por ser um exemplo de Administrador Público

Relação de Vereadores: André de Azeredo Dias, Alcione Barbosa Tavares, Claudio Vicente Vilar, Fernando Amaro Garcia, Franklin Adriano Pereira, Marina Pereira da Rocha, Osvaldo São Pedro Pereira, Rize da Silva Silvério, Rosalvo de Vasconcellos Domingos

História de Guapimirim:

Sua Emancipação

O movimento crescia e a cada dia, vários segmentos da sociedade incorporavam rumo à emancipação de Guapimirim. Maximino José Pacheco e família, Pastor Josias- Assembleia de Deus, José Geraldo, Sebastião Medeiros, Mauro Motta, Elymar Santos, que morava na cidade e fazia shows pró-emancipação, Maçonaria, Igreja Católica,  igrejas evangélicas e a população local. E assim, no dia 25 de novembro de 1991, foi realizada a votação que finalmente emancipou Guapimirim de Magé com 9.763 votos a favor e 183 contra porém somente em 21 de dezembro de 1991, foi publicada a decisão no Diário Oficial.

Guapimirim é um município do Estado do Rio de Janeiro, e fica ao norte da capital do estado, distando desta cerca de 84 quilômetros. Localiza-se a 22º32’14” de latitude sul e 42º58’55” de longitude oeste, a uma altitude de 48 metros em sua sede, mas possui bairros localizados a mais de 700 metros acima do nível do mar. Ocupa uma área de 360,813 quilômetros quadrados. Sua população, em 2010, foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 51 4872 habitantes, sendo, assim, o 37º município mais populoso do estado do Rio de Janeiro.

O município encontra-se localizado num vale formado pela base do Pico Dedo de Deus – Serra dos Órgãos, e faz limite com os municípios de: Teresópolis e Petrópolis (norte), Itaboraí (sul), Cachoeiras de Macacu (leste) e Magé e fundos da Baía de Guanabara (oeste). Setenta por cento de seu território está em área de proteção ambiental.

Juntamente com os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, Magé, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Areal e Cachoeiras de Macacu, Guapimirim compõe a região turística do Rio de Janeiro chamada Serra Verde Imperial.

O Pico Dedo de Deus, importante símbolo turístico do estado, localiza-se dentro da área territorial do município. Em Guapimirim também, ainda se encontram bastantes áreas preservadas da antiga estrada de ferro que ligava Guapimirim a Teresópolis, sendo uma área que está começando a ser explorada por turistas recentemente.

beserraWilson Beserra esta entre a secretária de Educação professora Maria Cecília de Faria Pinto e o Deputado Federal Áureo