O estudante do sexto período do curso de Tecnologia em Processos Metalúrgicos da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Gilmar da Silva Callegário, desenvolve intenso trabalho com o objetivo de levar para, os cerca de 80 mil habitantes do município de Seropédica um projeto ambiental.

 Na manhã deste sábado, 1/2/2014, ele promoveu, na sede da Associação Esportiva Dom Bosco, um evento para apresentar o projeto desenvolvido em parceria com o Grupo Plena Projetos Ambientais.

Com a presença do prefeito de Seropédica, Alcir Fernando Martinazzo, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra e do Vice-reitor da UEZO, prof. João Bosco de Salles, entre outras autoridades, o diretor técnico do Grupo Plena, engenheiro Mario B. Rego Monteiro, falou sobre o projeto que ultrapassa a coleta seletiva indo até geração de energia.

De acordo com o engenheiro, o projeto integrado constitui uma solução para o tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) que atende as exigências de caráter ambiental, social e econômico. Ele explica que é uma solução sustentável com potencial de tornar-se uma fonte de energia limpa na composição da matriz energética brasileira.

A proposição fundamenta-se na integração das rotas tecnológicas de biodigestão anaeróbia da fração orgânica (fração úmida) e de outros materiais biodegradáveis com geração de biogás, rico em gás metano e da incineração de resíduos não reciclados, fração seca denominada CDR (Combustível Derivado de Resíduos).

O engenheiro Mario Monteiro conversou com as professoras da UEZO, Ida Carolina Direito e Judith Liliana Lemos, que participaram do evento acompanhadas pelos estudantes: a aluna de Tecnologia em Biotecnologia, Jéssica Daniele Cerqueira Barboza e os egressos da UEZO e hoje mestrandos de Biotecnologia do Inmetro, João Victor Rego Ferreira e Andressa Sbano. Todos concordaram com a importância do trabalho para o desenvolvimento sustentável local.

A presença da UEZO foi destacada pelo Secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Beserra, que em sua fala concordou com projeto ambiental como um suporte para as atividades de desenvolvimento ambiental já existentes na cidade e convidou a instituição para participar, no dia 18 de março, do lançamento do projeto “Seropédica cidade sustentável” quando será apresentado o planejamento urbano para os próximos 30 anos.

Também prestigiaram o encontro o Secretário de Comunicação, Thiago Ribeiro; o Subsecretário de Meio Ambiente e Agronegócios, Luciano Santoro; o Subsecretário de Esportes, Alexandre Rafael, a Diretora de Fiscalização Ambiental, Jamile Azevedo; o gerente de Seropédica, Carlos Alberto Oliveira; o presidente da Associação Dom Bosco, Manuel Medeiros, entre outros convidados.

Após a apresentação do projeto foram realizados shows musicais com a participação de grupos e artistas da região.

 A UEZO é uma instituição do governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculada a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, localizada na Av Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203, em Campo Grande.

 

(A biodigestão ou fermentação anaeróbica é um método de reciclagem que consiste na produção de gás combustível e também de adubos, a partir de compostos orgânicos (geralmente excrementos de herbívoros, restos de frutas e vegetais). Realizada por bactérias que existem livres na natureza é considerada uma alternativa energética renovável e principalmente uma maneira de eliminação dos resíduos orgânicos urbanos) Nota do editor

2