Avançam em ritmo acelerado as obras drenagem, pavimentação e saneamento básico que beneficiaram diversas ruas dos bairros Jardins e Campo Lindo, ambos nas imediações do km 39, 40 e 41 da BR-465.

O secretário de Obras Fernando Barros, acompanhado de auxiliares e representantes do Grupo Santa Luzia e da Petrobras, realizou uma reunião com moradores da Rua José Araújo Dantas para conversar com moradores e tirar duvidas sobre a obra de drenagem, saneamento e pavimentação de 18 ruas da região, somando 15 quilômetros de extensão em procedimentos.

Essas obras são uma continuidade dos reparos efetivados através de uma parceria entre a Prefeitura de Seropédica e o Governo do Estado por meio do Programa Bairro Novo e através de compensação ambiental da UTE Baixada Fluminense (Petrobras), em todas as vias serão colocadas manilhas de 2 metros de diâmetro, além da pavimentação.

De acordo com o secretário, a previsão é de que outras ruas de bairros distintos como Oza, Jardins, sejam beneficiadas nos próximos dias, as Ruas Rodolpho Anechino, Rua Natalício Cardoso dos Santos, Rua das Flores (“A”), Rua Josefa F. Plaza, Rua João da Luz, Rua Pedro Galvão, Rua Manoel Lopes de Oliveira, Rua Seminarista Marconi, Rua Gilberto Stanek Filho, Rua João Fabiano, Rua Santa Maria, Rua José Miranda Pena fazem parte de um mesmo convênio firmado com o Governo Estadual e estão em fase de acabamento. “Agora a obra não para mais, nosso objetivo é estarmos preparados para as águas de março, porém o prazo de execução do projeto todo é de um ano”, afirmou Fernando Barros.

Martinazzo, prefeito de Seropédica, declarou que este é o maior investimento em infraestrutura urbana que a cidade já recebeu e viabilizará o saneamento básico nas regiões atendidas, proporcionando melhor qualidade de vida e precavendo a comunidade de riscos de enchentes que muito já afetaram a região.

Ronaldo de Souza Araújo, coordenador do projeto da empresa Santa Luzia, o escoamento da bacia da Rua da Adutora para BR 465 no trecho compreendido pela Rua Pedro Paulo Campos até a Rua do Canal será destinado a galeria que está sendo construída na Rua Rodolfo Anechino, irão deságuar na caixa de transição localizada no km 42, às margens da BR 465, e será encaminhada para o Valão dos Bois. “Para atravessar a tubulação sob a BR 465 utilizaremos um sistema não destrutivo, chamado de Tunnel Liner, composto por chapas de aço corrugado o qual permite a construção de túneis de pequenas e médias dimensões sem interferir na superfície ou no tráfego”, explicou o engenheiro.

Moradores aprovam reunião para explicar a obra a ser realizada no local e ficam otimistas com relação a não sofrer mais com enchentes na região. “Gostei muito desta ação da Prefeitura de realizar uma reunião com os moradores para explicar o que será feito aqui, pudemos tirar várias dúvidas e nosso desejo é que com isso não soframos mais com enchentes”, disse Weider Berguer Gomes Prado, morador a 26 anos da Rua José Araújo Dantas. O morador Manoel Lunga Filho destacou que agora a água terá escoamento e com isso não seremos mais afligidos com as enchentes. “Moro aqui há 30 anos, as piores enchentes foram as de 1996 e a de 2010, agora com este projeto que foi apresentado acreditamos que não sofreremos mais com as enchentes”, disse Manoel.

[flagallery gid=26]

Faça o seu comentário