Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Serviços Públicos atende pedido de moradores e conserta esgoto entupido na Rua 78 no Bairro Coqueiral.

Foi substituído quatro manilhas de 400 m/m, que estavam entupidas e que provocava retorno para os quintais das casas. Outras ruas da mesma localidade entrarão em manutenção em breve, a tubulação é muito antiga, e muitas quebraram com o peso de caminhões que passam pelo local. 

Perguntas frequentes:

É obrigatório o uso de caixa de gordura na saída da pia da cozinha?

Sim. Os resíduos de gordura resultantes da lavagem de louça podem entupir a rede coletora de esgotos e para evitar isso deverá ser implantada a caixa de gordura e ser realizada limpeza periódica conforme projeto.

Se não existe rede coletora de esgotos na região, o que faço com meu esgoto?

É proibido lançar esgoto em galeria de águas pluviais ou córregos sem tratamento prévio. O tratamento consiste em fossa séptica, filtro anaeróbio e sumidouro (poço morto). Caso as condições de permeabilidade do solo não permitam a implantação do sumidouro, deve-se implantar um clorador na sequência. Deve-se observar o termo de referência sobre sistemas de tratamento individuais (1 residência) ou coletivos (mais de uma residência). É imprescindível realizar a limpeza periódica do sistema, conforme projeto.

Água de chuva pode ir para a rede coletora de esgoto?

Não, a água de chuva e o esgoto devem ser separados. A água de chuva deve seguir para a galeria de águas pluviais ou, na inexistência desta ser lançada na sarjeta na frente do imóvel.

 

Faça o seu comentário