No último dia 3 de outubro, a rua principal de acesso ao Bairro Santa Sofia ficou alagada prejudicando o ir e vir das pessoas. O Diretor de Serviços Públicos, da Prefeitura de Seropédica, Welington Alexandre Fernandes, esteve com sua equipe nesta quinta-feira (7) terminado o serviço de desobstrução do sistema de drenagem. 

A Secretaria de Serviços Públicos iniciou a desobstrução do sistema de esgoto e de aguas pluviais, encontrando muito lixo que impedia de a água escoar. Foi encontrado fraldas, absorventes, sacos plásticos, garrafas Pet, sobra de obras, areia lavada etc. O Subsecretário 

A Prefeitura de Seropédica, solicita a população de que quando for fazer obras em sua residência, não deixe areia lavada e nem pedra brita na rua, com a chuva este material corre para dentro do ralo criando entupimento.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos constantemente fazem a limpeza, desobstrução e manutenção de bocas de lobo, bueiros, poços de visita e galerias de águas pluviais espalhados por todos os bairros da cidade. O serviço é de suma importância para evitar que haja mais alagamentos e enchentes na época das chuvas. Entretanto, para que os resultados destas intervenções sejam duradouros é necessário que as pessoas colaborem não jogando lixo e entulho nas ruas, córregos e bocas de lobo.

“A falta de conscientização de uma parcela da população, que ainda joga muito lixo nas bocas de lobo, nas ruas e córregos, acaba por causar boa parte dos problemas. Onde deveria haver espaço para escoamento das águas das chuvas, são encontradas toneladas de lixo. Esses rejeitos nas redes de captação de águas pluviais comprometem o sistema, levando a uma sobrecarga no trabalho de limpeza dos equipamentos e ao aumento do risco de problemas quando chove”. Destaca Welington.

Não existe desculpas por jogarem lixo nas ruas, o lixo além de provocar enchentes também acaba trazendo doenças.