Foi realizado nesta segunda-feira (12), finalização do serviço de manutenção na rede de esgoto e caixa de passagem da Rua Manoel Barbosa, no Km 54, Bairro Santa Sofia em Seropédica. Foi necessário o uso do caminhão suga para desobstruir a rede de esgoto.

Muitos dos esgotos entupidos em Seropédica são encontrados sacos plásticos, absorventes e até fraldas descartáveis. O problema criado pela própria população acaba retornando o esgoto para dentro de suas casas. 

Muitas das residências não tem caixa de gordura e nem caixa de esgoto, onde algumas pessoas descartam fraldas e absorventes direto pelo vaso sanitário. As residências normais são constituídas de tubulações internas, incluindo a caixa de gordura e caixa de esgoto sanitário, antes de chegar na rua, para evitar entupimento na rede de esgoto.

A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Serviços públicos e Secretaria de Obras alertam a população da cidade para a importância de não jogar no vaso sanitário e em pias materiais que possam causar entupimento na rede de esgoto, como fio dental, cabelo, entre outros. 

O fio dental, por exemplo, quando jogado no vaso sanitário ou no ralo da pia, se transforma numa grande rede que agarra em outros dejetos, entupindo e danificando o encanamento. Uma atitude simples, que é jogar o fio dental no lixo, evita o problema. Por sua vez, os fios do cabelo vão deslizando pelo ralo do chuveiro e se juntando, formando uma grande bola, que entope a rede e prende tudo o que passa por ali. A dica, então, é não deixar que os fios se juntem no ralo, recolhendo e descartando na lata de lixo.

 

 

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Faça o seu comentário