A Prefeitura de Seropédica está trabalhando firme para evitar enchente em vários bairros do município; (Oza, Campo Lindo, Parque Jacimar, Jardim das Acácias, Vera Cruz), é um exemplo disso, que em vários anos seguidos, as enchentes deram enormes prejuízos a população. Além do km 40, os Bairros: Canto do Rio, Boa Esperança e Fazenda Caxias já foram iniciados os serviços de desassoreamento dos canais, rios e valões.

A Secretaria de Serviços Públicos tem encontrado dificuldade para a escavadeira chegar até alguns canais, devido a várias construções ao redor destes locais. Um exemplo disso é que a prefeitura teve de recuperar uma rua de um beco na Comunidade do Beira Rio, no km 40. Foi trocado toda tubulação de esgoto de 100 m/m das casas e feito terraplanagem, abrindo uma nova rua, onde vai dar passagem para maquina iniciar a limpeza do canal que desagua no Canal do China, que está totalmente assoreado.

Outros serviços de desassoreamento estão parados aguardando autorização do INEA, que é o órgão responsável pela limpeza de Rios e Canais do Estado do Rio de janeiro, mas devido à dificuldade financeira que o estado vem passando, o Prefeito Anabal resolveu desde o início do ano realizar este serviço.