A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Obras, mapeou todas as nascentes, córregos, canais e valões do município, para serem desassoreados evitando com isso alagamentos e enchentes.

O maior canal existente no município, e o Canal dos Bois, ele nasce no Bairro Santa Sofia, corta os Condomínios da Minha Casa Minha Vida, passando por dentro do Horto Florestal, cortando os Bairros Boa Esperança, Ecologia, Incra, Jardins, Parque Jacimar e Campo Lindo desembocando no Rio Guandu.

O Secretário de Obras Eider Dantas, apresentou o mapeamento dos Canais ao Secretário de Segurança e Ordem Pública Anderson Medeiros; “Este projeto foi solicitado pelo Prefeito Professor Lucas, que está preocupado com o período de chuvas, que já criou catástrofes em Seropédica, desabrigando centenas de pessoas que acabaram perdendo tudo, por falta de políticas públicas voltadas ao saneamento da cidade. A intenção do projeto é detalhar as causas das inundações, entendendo os fatores envolvidos e, com isso, iniciarmos o desassoreamento. “.

“Este trabalho será realizado em parceria como INEA, que é responsável pelo desassoreamento de alguns canais do município. Já a Secretaria de Serviços Públicos vai limpar e desassorear os valões e alguns córregos de menor complexidade que cortam nossa cidade. O que facilita neste projeto é que em nossa secretaria temos um Engenheiro Sênior neste setor, de limpeza de canais, valões, riachos e rios. Na semana que vem através deste levantamento estaremos apresentando ao prefeito o projeto de 2 anos para limpeza dos rios e canais do município”. Enfatiza Eider Dantas.