Prefeitura de Seropédica conclui desassoreamento de dois canais
10 de novembro de 2017

A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Serviços Públicos terminou o trabalho de desassoreamento do Canal do Bairro Boa Esperança e o Canal do Bairro Campo Lindo km 39 nesta sexta-feira (10). Foram toneladas de lixo, capim e lama que obstruía a passagem da agua.

Os próximos Canais a serem limpos é o Canal do China e o Canal dos Bois destaca o Prefeito Anabal, ao lembrar que a época de chuva está chegando e sempre acaba em enchente, precisamos deixar os canais desobstruídos. 

Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar. E nem precisa ‘pegar no pesado’ para isso. Na verdade, é até mais fácil do que se imagina.

Por exemplo, ao evitar o descarte inadequado, seja em vias, terrenos e canais você exerce um ato de cidadania e contribui com a manutenção da limpeza urbana. Outro exemplo de algo bem simples: coloque os sacos de lixo na porta de casa apenas nos dias e horários da coleta. Assim, evita-se a ação de animais e de outros agentes que podem rasgar os sacos e deixar o lixo espalhado.

Ao incorporar essas duas atitudes em seus hábitos para o dia a dia, o cidadão minimiza dois grandes problemas quando o assunto é limpeza urbana.

Lembre-se: você é o primeiro a ganhar com a limpeza, mas é também o primeiro a perder quando promove a sujeira. Sejam o papel e o plástico, que entopem bueiros e provocam inundações, ou os restos de obra ou de reforma, que são descartados inadequadamente em praças e esquinas.

Mas há outras e mais vantagens para todos quando há evitamos o descarte inadequado. Os custos do poder público com a limpeza urbana podem diminuir e, assim, parte dos recursos pode ser aplicada em outras áreas, como saúde, educação, cultura e infraestrutura. Pense nisso, antes de jogar lixo no chão. Não esqueça, para um governo funcionar corretamente precisa de nossa ajuda, na redução de gastos, recolher entulhos nas vias públicas aumenta o gasto, e diminuiu o investimento em infraestrutura.