23/03/2013 22:45

 

Foi realizado no dia 23/03 a V Conferência da Cidade de Seropédica. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós, reforma Urbana já”, dezenas de pessoas participaram do evento, trazendo os problemas e soluções para ser discutido na Conferência.

O presidente do CONCIS Fausto Fontanete Teixeira abriu os trabalhos falando sobre a importância da participação de todos, e destaca que a presença dos movimentos sociais é fundamental para uma discussão mais ampla, e falou da eleição dos membros que comporão o conselho das Cidades para os próximos três anos.

Rosângela Straliotto, presidente da Comissão Executiva da 5ª Conferência da Cidade de Seropédica falou que levantou pontos importantes das ultimas Conferências e anexou dentro da pasta de todos assuntos para ampliar as discursões. “Já faz dez anos desde a primeira conferência que foi realizada em 2003 ela foi criada dentro do escopo do Ministério das Cidades pela sociedade civil organizada”.

O Presidente de Câmara de Vereadores Oscar Goulart destacou a importância da UFRRJ em Seropédica, mas comentou que ela faz muito pouco para os munícipes. “Temos de trazer a Universidade para dentro de Seropédica, oferecendo ajuda pedagógica e cursos profissionalizantes para os moradores”, Finalizou.

O Secretário de Planejamento e desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra falou que o Prefeito Martinazzo vem buscando interlocução com todos da sociedade e com as entidades como a Embrapa, UFRRJ, FIRJAN, SEBRAE, Governo do Estado, e  Governo Federal e que através destas parcerias e participação de todos nós possamos sim mudar esta cidade. Hoje Seropédica é considerada uma das três cidades mais bem administradas no Estado do Rio de Janeiro, e isso não é atoa, é um esforço tremendo que foi feito nestes últimos dois anos administrando bem as finanças do município, fazendo um planejamento participativo. Hoje temos garantidos com a participação do Governo estadual e Federal e a FIRJAN, investimentos públicos em torno de duzentos milhões de reais em obras que serão licitadas nos próximos meses que vai mexer com a vida da população, da cidade, investimentos em saneamento básico, Escolas, Creches, centro esportivos, e principalmente, nos vamos buscar dignidade para a população, principalmente onde não há agua, energia elétrica, pavimentação, saneamento básico. O nosso trabalho esta dando frutos, hoje esta vindo quatorze empreendimentos para o município, nós também ficamos preocupados com a mão de obra especializada, por isso trouxemos a FAETEC, para profissionalizar nossa população, os cursos inicialmente serão para construção civil.

O Vice-prefeito Zealdo Amaral fala que Seropédica é muito jovem, foi mal administrada logo no inicio de sua administração, e comenta que o Governo Martinazzo assumiu a Prefeitura no dia 23 de agosto de 2010, onde começamos a fazer um trabalho para limpar o nome de nosso município, e que o CPF estava sujo, e nós somente agora conseguimos limpa-lo.

O Prefeito Martinazzo inicia sua falação comentando os problemas estruturais do município que não são poucos e fala que seu governo tem projetos que estão em execução e que o município passa por uma fase de crescimento muito grande, “nós estamos com problemas seríssimos de saneamento básico, pavimentação, de mobilidade urbana” onde nossas ruas não suportam mais este transito pesado de caminhões que acaba com nossas ruas, fico feliz em estarmos afinados com Legislativo que tem o mesmo pensamento, e o nosso governo não tem aquelas brigas do passado, brigas com o vice, vice com a câmara assim por diante, todos remando numa direção só, para o progresso do nosso município, Seropédica só tem a crescer, em breve vai entrar 100 km de asfalto que ira minimizar os problemas que afligem a população.

O Subsecretário de Planejamento Arquiteto Alessandro Clementino, apresentou projeto voltado para mobilidade urbana, falou sobre a cartilha da calçada acessível, e soluções para o desenvolvimento sustentável do município.

O Secretario de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintela, apresentou projetos voltados ao meio ambiente, e comentou que é contra a instalação da CTR, que em breve trará problemas sérios para o município;

o Subsecretario de Habitação e Regularização Fundiária, Dr. Jaime Fusco apresentou soluções para falta de habitação e a regularização ‘fundiária do município.

Vários delegados do Conselho das Cidades parabenizaram o Prefeito Martinazzo e o Secretário de Planejamento Wilson Beserra pela equipe Técnica que compõe a administração da prefeitura;

Dia 25 o Site www.seropedicaonline.com estará divulgando a relação de Delegados que irão participar da Conferencia Estadual como também o Relatório final da V Conferencia Municipal.··.

Leia mais: http://seropedicanoticias.webnode.com/news/v-confer%c3%aancia-da-cidade-de-seropedica/

Faça o seu comentário