Nunca antes se debateu tanto em Seropédica sobre meio ambiente e sustentabilidade como neste Governo afirma o Prefeito Martinazzo: “As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido à falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir”.

Nesse pensamento a Prefeitura municipal de Seropédica tem procurado investir na Sustentabilidade Ambiental dando cursos, tanto nas Escolas Estaduais, Municipais e a rede privada e incentivando o plantio de arvores nativas dentro do município.

Neste último dia 21 de Setembro foi comemorado no mundo inteiro o Dia da Arvore, empresários do ramo de mineradora fizeram um convenio de sustentabilidade com a Escola Estadual Piranema. O Prefeito Martinazzo entrou com um recurso de Compensação Ambiental com a Mineradora do Município para bancar o Projeto “Para Mudar Basta Pedalar”.

Neste evento a Escola Estadual Piranema realizou plantio de mudas “ENO Tree Planting Day”, em conjunto com 10 mil escolas em 157 países no mundo. Com o apoio da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios – SEMAMA, o dia de plantio contou ainda com oficinas de “Análise da Água” com as técnicas da SEMAMA Thayani Velasco e Fabiana Silva, “Reciclagem”, dentre outras. A Escola Estadual Piranema é pioneira na Região Centro Sul a desenvolver horta orgânica com sistema de irrigação sustentável, que não utiliza energia elétrica e sim a força mecânica de uma bicicleta que ao ser pedalada bombeia água para uma caixa e capta a água da chuva para a rega e manutenção da limpeza dos banheiros, projeto este intitulado “Para Mudar, Basta Pedalar”.

O evento que envolveu toda a comunidade escolar contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Ambiente e Agronegócio Ademar Quintella e dos empresários Sr. Paulo e Sr. Juliano vizinhos da escola ainda com a presença de alguns pais.
O evento que durou toda a manhã teve início com o Hino Nacional, seguido da apresentação dos projetos e fala do Secretário de Ambiente: “Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável”. As oficinas e os plantios ocorreram de forma simultânea, bem como as demonstrações do projeto da escola. Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Seropédica através da SEMAMA, apoia este projeto da escola, desenvolvido pelos professores Aldemir Ferreira (Geografia) e Filipe (Física).

DSC_0110DSC_0112DSC_0124DSC_0129DSC_0131DSC_0155DSC_0159DSC_0161DSC_0180

 

 

Faça o seu comentário