Aconteceu nesta terça-feira (15) no Centro Educacional Alfredo Prado, a primeira aula do Programa Educação Sanitária para as Escolas Rurais, módulo Febre Aftosa.

Participaram da aula alunos do quinto ano e suas professoras Suelen Nascimento Faria e Maria Neves Silva e Adriana Vilarinho. Para as docentes este foi o primeiro encontro da Capacitação em Educação Sanitária, ao término da aula as docentes realizaram avaliação e elaboração de projetos de atividades para a inserção do uso do kit de material no seu conteúdo didático.

Além delas os funcionários da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios estiveram presentes dando apoio à atividade, contribuindo com informações sobre as campanhas municipais de vacinação contra a febre aftosa respondendo dúvidas das crianças pertinentes às suas atividades laborais relacionadas à aula.

Empolgados os técnicos Nadia Amaral e Hugo Bertoloto planejam implementar ainda este ano nas escolas municipais de Seropédica. Os alunos demostraram muita empolgação com o projeto, alguns deles disseram já ter lido os módulos, demostrando sua capacidade de disseminação do que aprendem.

Importante ressaltar que a Secretaria de Ambiente incentiva o desenvolvimento dessas ações em educaçao Ambiental e Sanitária independente se a mesma é desenvolvida na rede privada. Segundo a técnica da secretaria Nádia Amaral, bióloga, “o poder público apóia essas ações, são as pequenas iniciativas que se somatizam e se tornam grandes. Estamos aqui para somar ajudar e aprender”.

O Técnico Hugo Bertoloto, engenheiro ambiental citou ” este projeto é importante porque faz a criança entender a importância da legalização das atividades rurais e da vacinação”