Foi realizado nesta quarta-feira (14), no Auditório da PESAGRO, reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Seropédica, e contou com a participação da Secretária de Ambiente e Agronegócios, da Prefeitura de Seropédica, Flávia Constantino Vitória, e o Subsecretário de Ambiente, Rafael Alves Esteves, a representante da Secretaria de Obras da Prefeitura de Seropédica, Daniella Antunes Rangel, o representante da UFRRJ, o Professor, Carlos Domingos da Silva, o Presidente do Conselho e representante da PESAGRO, Sergio Trabali Camargo Filho, a Representante da OAB Subseção Seropédica, Dra. Jaqueline Caetano do Canto Silva.

Pauta da III Reunião Ordinária do CONMAS

A reunião teve início às 9:30 horas com a leitura das Atas anteriores e houve um relato sobre apresentação do projeto da ponte sobre o Canal do Bairro Oza, e das passarelas sobre o Canal do China que será realizado pela CASSOL. O Projeto de implantação de coleta seletiva de óleo combustível da SEMAMA. O Projeto de sensibilização e prevenção de incêndios nas áreas adjacentes das unidades de conservação. A proposta para medição de ruídos. A proposta de aquisição de uma pick-up 4×4 à diesel com recursos do FUNCOMAS para uso do meio Ambiente. E assuntos gerais.

Faltaram nesta reunião dois representantes da Câmara de Vereadores. O representante da Flona Mario Xavier/CR8/ICMBio, o representante da Embrapa, o representante da FRAMS, o representante do Serorgânico, o representante da ACIAPS e o representante da EMATER. 

A importância do Conselho de Meio Ambiente para o município

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONMAS) é um espaço que se destina a integrar os órgãos públicos, aos setores empresariais e políticos e às organizações da sociedade civil, em busca de soluções para o uso dos recursos naturais e para a recuperação dos danos ambientais.

Este Conselho é composto por representantes dos governos federal, estadual e municipal, por representantes de empresários, e por representantes de ONG’s e demais integrantes da sociedade civil organizada, onde promovem a cidadania, democracia e o convívio entre os interesses dos diferentes setores da sociedade. Além disso, incentiva a criação de políticas públicas municipais de conservação ambiental e a ampliação e melhoria na gestão de áreas protegidas do município e de Unidades de Conservação, entre muitos outros benefícios.

Não falte as reuniões, você é muito importante para o desenvolvimento do município de Seropédica