Prefeitura de Seropédica dará inicio a 1º etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa do rebanho de bovinos e bubalinos do município.

O prefeito municipal de Seropédica Anabal Barbosa de Souza seguindo ao calendário 2020 de imunização contra a febre aftosa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disponibiliza a partir do próximo dia 04 de maio, através da Secretaria municipal de Ambiente e Agronegócio, doações de vacinas para bovinos e bubalinos de produtores agropecuários do município de Seropédica.

A campanha de vacina contra febre aftosa contará com apoio da Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro e com técnicos da Prefeitura Municipal de Seropédica, a fim de manter todo o rebanho do município imunizado. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades.

O secretario municipal de Ambiente e Agronegócio Marcos Vinícius e o subsecretário de Agronegócio Glauco Antunes, do município de Seropédica, destacam a importância da vacinação para garantir a sanidade animal de todo o rebanho do município. E necessidade de continuar com ações programadas pelo Ministério da Agricultura. Salientando que o Estado do Rio de Janeiro está praticamente a um passo de ser reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação.

Apesar de estarmos diante das preocupações com a ocorrência do novo coronavírus (Covid-19), a campanha de vacinação realizada anualmente tem que ser mantida para garantir o reconhecimento de que o gado criado, em diferentes estados, está em áreas livres de febre aftosa conforme estabelece a Organização Internacional de Saúde Animal. Os proprietários de animais devem manter as etapas de vacinação nos períodos propostos.

Dessa forma, para garantir a adequada orientação sobre a execução da vacinação durante a pandemia do Covid-19, recomendações e medidas de prevenção serão adotadas, conforme orientações do Ministério da Saúde, com a finalidade de não colocar em risco a saúde dos produtores rurais e dos servidores atuantes.

No Estado do Rio de Janeiro a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa será realizada no período de 1º a 31 de maio de 2020, onde serão imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades.

É fundamental o envolvimento de toda cadeia produtiva nas etapas de vacinação. Além disso, é necessário que prossiga com as ações programadas pelo Ministério da Agricultura.
Todos os cuidados e medidas de prevenção do Ministério da Saúde serão seguidos, sem colocar em risco a saúde de produtores rurais e de servidores do serviço veterinário oficial.

Para comprovar a vacinação do seu rebanho, por e-mail ou via WhatsApp, o pecuarista deverá digitalizar ou tirar uma foto do formulário de Declaração preenchido e da Nota fiscal, e enviar para o e-mail:[email protected] ou (21)986051198

Faça o seu comentário