Prefeitura de Seropédica participa do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da região hidrográfica II
17 de setembro de 2019

Secretários do meio ambiente se reúnem para debater água e saneamento

O Comitê Guandu-RJ recebeu ontem, 16, em Queimados/RJ, secretários e representantes da pasta de meio ambiente dos municípios de Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Japeri, Piraí e Engenheiro Paulo de Frontin, além de representantes da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e da Alerj, no segundo Fórum de Secretários de Meio Ambiente da região hidrográfica II (Guandu-RJ) de 2019. O objetivo é envolver os municípios na gestão das águas, apresentando os projetos, recebendo as demandas e construindo soluções para problemas nas áreas de saneamento, abastecimento, combate a incêndios e recuperação florestal, entre outros.

Quem recebeu e deu as boas-vindas aos presentes foi o vice-prefeito de Queimados/RJ, Carlos Machado.  Ele ressaltou a importância do debate em torno dos recursos hídricos e reforçou o compromisso da prefeitura com o Comitê e os municípios da área da bacia do Guandu-RJ. Um dos primeiros pontos da pauta foi em relação aos Planos Municipais de Saneamento e de Resíduos Sólidos Integrado, que foi financiado pelo Comitê Guandu-RJ para alguns municípios da sua região que ainda não haviam elaborado. Patrícia Saldanha, Superintendente de Resíduos Sólidos da SEAS, informou que a secretaria pretende entregar os planos até o próximo ano.

O Comitê, através de seus especialistas da secretaria executiva, apresentou aos secretários e representantes vários projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Comitê, e que só terão êxito, com o apoio dos municípios, dando informações e suporte para o desenvolvimento.

Projetos como o Produtores de Água e Floresta – projeto de PSA que já resultou na recuperação e conservação de mais de 4 mil hectares de Mata Atlântica; Saneamento Rural; Raio X do Esgotamento – que vai fazer um diagnóstico da situação atual da estrutura de esgotamento dos municípios e aportar recursos e técnicos para atendê-los; os editais de chamamento público para o financiamento de projetos de educação ambiental e para pesquisas que juntos ultrapassam um milhão de reais e; o plano associativo de prevenção e combate a queimadas que, dentre várias ações, irá financiar equipamentos e suprimentos para guardas florestais e outros órgãos de atuação em incêndio nos municípios da bacia, foram uma das iniciativas levadas ao Fórum, que chamaram a atenção dos gestores municipais.

“É importante articular, conhecer os projetos, fazer parte das ações que trarão benefícios à toda bacia e a sociedade, e conhecer também as ações dos outros municípios. O Comitê é o fórum propício para essa discussão”, explicou Mário Luiz Dias Amaro, secretário de meio ambiente de Piraí/RJ, que durante a reunião externou o desejo do município de receber o próximo Fórum.

O Comitê pretende realizar esse encontro regularmente. O objetivo é fortalecer essa aliança e a troca de informações constantes para que as ações sejam cada vez mais eficazes, recebendo a demanda dos municípios que conhecem a realidade de seus cidadãos. A secretária de meio ambiente de Queimados, Gabriele Cherincharo, falou sobre a importância dessa aproximação e desse aporte, principalmente técnico, do Comitê:

“os municípios hoje, através do Fórum, no que tange aos recursos hídricos e suas questões como o saneamento, se sentem ouvidos. É importante ter o apoio técnico da equipe de especialistas do Comitê, que tem capacidade e expertise para atuar nessas pautas. Com essa união e sinergia, os municípios passam a ter mais força. Além disso, os projetos trazem benefícios diretos aos municípios da bacia”, explicou.

Andreia Loureiro, Paulo de Tarso e Nelson Reis, diretores do Comitê Guandu-RJ

O próximo Fórum será realizado em novembro. A intenção do Comitê é realizar o encontro a bimestralmente, convidando todos os quinze municípios da bacia, além de órgãos e atores que atuam no sistema de gerenciamento de recursos hídricos e meio ambiente, para participarem dos debates. Os encaminhamentos serão levados à plenária do Comitê, para que o colegiado dê andamento aos projetos e ações.

 

Fotos: Antonio Mendes (Comitê Guandu-RJ)