As atividades da Prefeitura de Seropédica por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (Semama) incluem iniciativas de cunho social que auxiliam no processo de inclusão. Partindo deste princípio, além de lidar com questões técnicas comuns à área ambiental, a Semama também administra o Centro de Convivência das Áreas de Proteção Ambiental (Cvapa), que já vem funcionando a algum tempo no bairro Carretão, mas que foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (19) pelo prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, e pelo Secretário de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintella.

Hoje inauguramos oficialmente o Cvapa embora o espaço já esteja recebendo atividades. Apesar do investimento da Prefeitura em disponibilizar este espaço de aprendizado à população, também quero parabenizar nossas instituições parceiras, como Emater, UFRRJ, Pesagro, Embrapa e outras, além do Conselho de Meio Ambiente, que também tem auxiliado a administração municipal na fiscalização e implementação de medidas cabíveis e necessárias ao bom desenvolvimento ambiental de Seropédica. O trabalho de parceria entre diversas instituições do município tem facilitado e agilizado até mesmo a regularização ambiental de novas empresas, o que também influencia positivamente a cidade por meio da geração de novos empregos”, comemora o prefeito Martinazzo.

Em comemoração à inauguração oficial do Cvapa, nesta quarta (19) a reunião mensal do Conselho de Meio Ambiente de Seropédica (Conmas) foi realizada no local, antecedendo a cerimônia de inauguração. Ao lado do prefeito Martinazzo durante o descerramento da Placa Inaugural, o secretário Ademar Quintella destacou a importância do trabalho inicial que vinha sendo realizado com a comunidade local, que era coordenado pelos técnicos da Emater, Erich Quintella e Patrícia Castro.

Esse espaço é da comunidade, e todos, juntos, temos que cuidar do meio ambiente, pois ele tem influência direta na vida de todos os cidadãos. Graças ao trabalho de muitas instituições temos a possibilidade de oficializar a existência de um espaço tão importante quanto o Cvapa”, disse Patrícia Castro.

O Poder Legislativo Municipal foi representando na inauguração do Cvapa pelo vereador Waguinho do Emiliano e pelo procurador-geral da Câmara Municipal de Seropédica (Cms), o advogado Luís Machado, que é um dos conselheiros efetivos do Conmas, ocupando uma vaga que é disponibilizada ao Poder Legislativo Municipal.

Como integrante do Conselho de Meio Ambiente fico extremamente feliz em participar da inauguração do Cvapa, este é um marco na história do município, e deve servir de exemplo para outras cidades, pois é um grande avanço no que se refere à conscientização sobre as questões ambientais. Um espaço como esse só beneficia a comunidade”, explica Luís Machado.

O Cvapa fornece gratuitamente à população, sobretudo aos produtores rurais que atuam em regime de agricultura familiar, cursos, oficinas e palestras, entre outras atividades, que esclareçam os cidadãos a respeito de questões pertinentes à área ambiental e também de outras esferas. No Cvapa, a realização de atividades de inclusão social só é possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Seropédica, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater/RJ), e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ).

Estamos fortalecendo os debates direcionados a questões ambientais no município, além do trabalho técnico da Semama, a parceria entre diversas instituições e a Prefeitura tem auxiliado a população no que diz respeito à conscientização”, lembra Ademar Quintella.

dsc_0032dsc_0063dsc_0062 dsc_0001 dsc_0003 dsc_0005 dsc_0006 dsc_0007 dsc_0008 dsc_0010 dsc_0012 dsc_0015 dsc_0016 dsc_0017 dsc_0019 dsc_0021 dsc_0022 dsc_0023 dsc_0029 dsc_0030 dsc_0037 dsc_0039 dsc_0040 dsc_0046 dsc_0047 dsc_0048 dsc_0049 dsc_0050 dsc_0051 dsc_0052 dsc_0053 dsc_0054 dsc_0055 dsc_0058 dsc_0060 dsc_0061 dsc_0008

 

Faça o seu comentário