O Subsecretário da Secretaria de Ambiente e Agronegócio Glauco Antunes, promove encontro com a Direção do CEASA e equipe Técnica e a Coordenação da EMATER RJ.

O encontro foi realizado nesta quinta-feira (28) na Sala de reuniões da Pesagro em Seropédica, e contou com a presença de mais de 30 agricultores do município, e teve como principal assunto o programa de aquisição de alimentos PAA, que já vem beneficiando milhares de agricultores do Estado do Rio de Janeiro.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, e possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a Agricultura Familiar. 

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela Agricultura Familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

Em suas palavras o subsecretário Glauco pretende concretizar parceria com Ceasa trazendo benefícios e crescimento a área agrícola do município de Seropédica. “Desde que assumi a Subsecretaria de Agronegócios, tenho visitado alguns agricultores em parceria com EMATER. Estou procurando saber as dificuldades de nossos agricultores, para que juntos possamos ajuda-los. O crescimento de Seropédica também passa pela agricultura familiar. O agricultor familiar tem grande importância para o crescimento de nosso país””. Destaca Glauco.

Faça o seu comentário