Parceria entre Prefeitura de Seropédica e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizaram nesta quarta-feira (5), Palestras e Oficinais sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente nas Escolas Municipais, Valtair Gabi (manhã) e Nelson Fernandes Nunes (tarde).

No evento foi distribuído cartilhas e panfletos explicativos de como preservar o meio ambiente para gerações futuras. Participaram deste evento as Alunas de Engenharia Florestal da UFRRJ: Isabela Bandeira Treci, Geórgia Vitória Vieira Rocha e Mayara dos Santos Mendes. E a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios da Prefeitura de Seropédica: A Secretária de Ambiente, Flávia Coutinho Guilherme, a Técnica de Meio Ambiente, Fabiana dos Santos Batista e a Técnica Ambiental, Nádia Cristina do Amaral Santos.

As alunas da UFRRJ que fazem parte do PET, (Programa de Educação Tutorial) trouxeram sementes e mudas de plantas nativa e explicaram a importância delas ao meio ambiente. “Essa atividade gera nos alunos um sentimento de pertencimento pelo meio ambiente, que acaba formando um cuidado natural. Passar valores como esse são deveres da escola e é uma das nossas preocupações no trabalho de formação de cidadãos” Destaca a Secretária de Meio Ambiente Flavia.

As escolas tinham vários trabalhos sobre o meio ambiente realizado pelos alunos. A Técnica de Meio Ambiente, Fabiana falou que o trabalho teve apoio da Embrapa Agrobiologia de Seropédica, que doou as cartilhas, joguinhos, panfletos e figurinhas alusivos a Semana Internacional do Meio Ambiente, que foram distribuídos nas escolas. “Esses alunos serão multiplicadores do que aprenderam hoje, sobre a preservação do meio ambiente, e certamente levarão estes conhecimentos aos seus familiares”. Enfatiza Fabiana.

Na parte da tarde o evento foi realizado na Escola Municipal Nelson Fernandes Nunes, com oficinas para os alunos, jogos e brincadeiras. Vários dos trabalhos realizados pela escola era sobre reciclagem, com reaproveitamento de garrafas pet, latas e vidros que são jogados na natureza, prejudicando o meio ambiente.

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes da UFRRJ, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo. Ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

A Secretária de Meio Ambiente, Flavia, agradeceu a participação dos alunos da UFRRJ e a contribuição da Embrapa Agrobiologia de Seropédica, na doação do material didatico.

FOTOS: ESCOLA VALTAIR GABI

FOTOS: ESCOLA NELSON FERNANDES NUNES

 

Faça o seu comentário