A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Ambiente e Agronegócios iniciou neste mês de agosto o Projeto Piloto de Coleta Seletiva em alguns bairros do município.

O objetivo primordial da coleta seletiva é separar o lixo por categoria (plástico, vidro, papel, resíduo orgânico, entre outros), facilitando o recolhimento e incentivando a reciclagem de materiais.

Os produtos recolhidos serão direcionados a Cooperativa de Recicláveis de nossa cidade. As coletas serão domiciliares, e só poderá ter nos sacos materiais recicláveis.

A Coleta Seletiva traz inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o próprio ser humano. Todos os dias, são produzidas toneladas de lixo, dentro de casa, em hospitais, indústrias, escritórios, empresas, instituições e etc

No entanto, muitas vezes, todo esse lixo não é separado. Desse modo, não é realizada a Coleta Seletiva e os resíduos acabam sendo descartado de forma incorreta no meio ambiente. Essa prática é essencial para o futuro do planeta.

A Coleta Seletiva permite separação prévia daquilo que pode ou não ser reciclado. Desse modo, evita a contaminação de resíduos que podem ser reaproveitados novamente no processo produtivo, sendo transformados em novos produtos. Consequentemente, a necessidade de produzir novos materiais diminui.

A Secretária de Ambiente e Agronegócios, Flavia Constantino falou que está sendo distribuído as Cartilhas explicativas nos bairros Boa Esperança, Fazenda Caxias, Campo Lindo, e Bairro Jardins explicando como vai funcionar a coleta seletiva, e dias de recolhimento. “em breve estaremos ampliando esses serviços para todos os bairros do município”. Destaca Flavia.