A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Ambiente e Agronegócio, com apoio do Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, está realizando no município de Seropédica, desde 04 de maio de 2020, a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de bovinos e bubalinos.

É importante informar que a Secretaria de Ambiente e Agronegócio do município de Seropédica segue cumprindo a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de bovinos e bubalinos até o próximo dia 29 de maio de 2020.

Ressalta-se que a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Estado do Rio de Janeiro teve início dia 1º de maio de 2020 e será realizada até 31 de maio de 2020, com o objetivo de imunizar bovinos e bubalinos de todas as idades.

Para comprovar a vacinação do seu rebanho, por e-mail ou via WhatsApp, o pecuarista deverá digitalizar ou tirar uma foto do formulário de Declaração preenchido e da Nota fiscal, e enviar para o telefone: (21) 98605-1198 ou email:[email protected]

É fundamental o envolvimento de toda cadeia produtiva nas etapas de vacinação. Além disso, é necessário que prossiga com as ações programadas pelo Ministério da Agricultura.
Todos os cuidados e medidas de prevenção do Ministério da Saúde estão sendo seguidos, sem colocar em risco a saúde de produtores rurais e de servidores do serviço veterinário oficial.

O Secretário de Ambiente e Agronegócio do município de Seropédica, Marcos Vinícius, destaca a importância da vacinação de forma correta e nas datas previstas, e lembra que apesar de estarmos diante das preocupações com a ocorrência do novo coronavírus (Covid-19), a campanha de vacinação contra febre aftosa de bovinos e bubalinos está acontecendo de forma segura e eficaz, obedecendo a todas as orientações e recomendações do Ministério da Saúde sobre a execução da vacinação durante a pandemia do Covid-19, deste modo, não colocando em risco a saúde dos produtores rurais e dos servidores atuantes.

Desde o início da campanha até a última sexta-feira, 15 de maio de 2020, a Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócio, havia vacinado mais de 1500 animais entre bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa.

Neste período já foram atendidos mais de 50 pecuaristas, dos Bairros: Nazareth, Coletivo, Santa Alice, Cabral, São Miguel, Campo Lindo, Fazenda Caxias, Santa Rosa, Santa Sofia e Piranema. E nesta segunda-feira, 18 de maio, teve início a vacinação de bovinos e bubalinos nos Bairros: Incra e Boa Esperança.

A comprovação da imunização dos animais é exigida para a emissão da GTA (Guia de Transporte Animal) necessária nos deslocamentos de animais, além disso, evita penalidades previstas na lei como multa e interdição da propriedade.

Nesse momento que estamos enfrentando situações difíceis com a pandemia do coronavírus, o COVID-19, onde há necessidade de manter o isolamento social, os procedimentos online se tornam uma das medidas importantes para os pecuaristas.

Lembra-se que mesmo sem o funcionamento presencial, a Secretaria de Ambiente e Agronegócio do Município de Seropédica, ao qual, conta com um posto Municipal de Defesa Agropecuária, estará recebendo dos pecuaristas formulários de Declaração de Vacinação, devidamente preenchidos, com suas Notas fiscais.

Além disso, com a finalidade de evitar o deslocamento de agricultores e pecuaristas, mas com o objetivo de continuar atendendo os mesmos, a Prefeitura de Seropédica através da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócio, disponibiliza atendimento através do email: [email protected] e por telefone: (21)2682227.

 

Faça o seu comentário