O Comitê Guandu-RJ promoveu, no dia 9 de fevereiro, a sua 1ª Reunião Ordinária do ano de 2017. Durante o encontro, realizado no Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Seropédica, aconteceu a cerimônia de posse dos membros e a eleição de chapa para a diretoria colegiada para o Biênio 2017-2018.

Constituído como uma instituição tripartite, o Comitê Guandu-RJ terá em sua Plenária 11 representantes dos usuários de água, 10 da sociedade civil e outros 11 de órgãos governamentais.  Além da posse das instituições para o próximo Biênio, ocorreu a eleição da nova diretoria colegiada. Única inscrita no pleito, a chapa formada por Julio Cesar O. Antunes (diretor geral), Decio Tubbs (diretor executivo), Lívia Soalheiro e Romano, José Gomes Barbosa, Evandro da Silva Batista e Amisterdan Ribeiro Cristo foi aprovada pelos presentes.

Reeleito para o biênio 2017-2018, o diretor Julio Antunes afirmou que o órgão colegiado tem trabalhado muito com o intuito de promover uma gestão eficiente dos recursos hídricos, mas que existem desafios a serem enfrentados.

“Passamos por um momento bastante complexo no que tange aos ambientes político e econômico e isso nos fez hierarquizar ações. Ao longo dos meses, daremos continuidade ao projeto de atualização do Plano Estratégico de recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (PERH-GUANDU) e o Produtores de Águas e Florestas (PAF), em Rio Claro. E, claro, estamos buscando ações que visam a volta da normalidade”, afirmou

Pauta

Os informes sobre a situação dos repasses de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundrhi) e a apresentação dos relatórios de gestão, de situação e de execução do Comitê Guandu em 2016 foram outros tópicos de pauta da reunião.

A próxima reunião plenária do Comitê Guandu-RJ acontecerá no mês de maio. As Câmaras Técnicas de Estudos Gerais (CTEG) e de Instrumentos Legais e de Gestão (CTIL-G) terão suas reuniões mensais iniciadas em 9 de março. Na ocasião, serão escolhidos o membros das mesmas. Vale ressaltar que as inscrições para participar das Câmaras Técnicas vão até 20 de fevereiro

 

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Comentários